logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe pesquisador americano da área de avicultura

Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo J. Duarte)

O Setor de Ciências Agrárias da UFPR recebe esta semana a visita do professor Michael Kogut, pesquisador do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Ele virá ministrar o curso “Imunologia das Galinhas” para alunos da Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da universidade.

Além dos pós-graduandos, participam profissionais do mercado ligados a diversas empresas do setor avícola, bem como o professor Anderson Ferreira da Cunha, da Universidade Federal de São Carlos, que vem realizando pesquisas conjuntas com a equipe da UFPR.

Conforme explica a professora Elizabeth Santin, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, que organizou o curso, a ideia é aproveitar o encontro para conversar sobre possíveis parcerias entre UFPR/UFSCAR e USDA na área de ciência avícola. “O foco das pesquisas seria o estudo da imunidade e saúde intestinal de aves, buscando controlar zoonoses como Salmoneloses e campilobacterioses. Essas doenças são muito importantes para saúde pública e nossa linha de pesquisa trabalha justamente em busca de soluções de controle destas enfermidades”, explica ela, que é diretora da Poultry Science Association . Sediada em IIlinois (EUA) e fundada em 1908, a organização é formada por cerca de 1,5 mil educadores, cientistas, extensionistas,  administradores e estudantes que trabalham com a indústria avícola. Seu objetivo é produzir informações científicas sobre a produção avícola mundial de aves de corte e de ovos para melhorar a produção no setor.
A vinda do professor Michael Kogut foi possível através do patrocínio da empresa Adisseo, que colaborou com as passagens aéreas.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...