UFPR sedia encontro de assistentes sociais para discussão da assistência estudantil

29 setembro, 2017
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Ensino e Educação

Cerca de 40 assistentes sociais — representantes de 11 universidades do Sul –, debateram a assistência estudantil durante o I Encontro de Assistência Estudantil dos Assistentes Sociais da Região Sul do Brasil, realizado na Reitoria da UFPR nos dias 28 e 29 de setembro.  O objetivo do encontro foi discutir como a assistência estudantil poderia se tornar política nacional, bem como refletir sobre os parâmetros socioeconômicos adotados pelas instituições de ensino superior.

Para debater com os participantes, foram convidados Márcia Feres, vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace); Elias de Sousa Oliveira, representante do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), que apoiou o evento; e Maria de Fátima Oliveira, que presidiu o Grupo de Trabalho de Metodologia no Fonaprace nacional.

Segundo a representante do Paraná no Grupo de Trabalho (GT) nacional, Jussara Marques de Medeiros, o encontro teve também a intenção de debater a realidade das universidades e criar uma comissão de assistência social do sul do Brasil. De acordo com ela, “é de extrema importância analisar os indicadores sociais dos estudantes das instituições federais, pois, ao contrário do que se imagina, os dados mostram que mais de 50% dos estudantes estão em situação de vulnerabilidade”.

Vulnerabilidades

A pró-reitora de Assistência Estudantil da UFPR, Maria Rita de Assis César, avalia ser importante que as instituições incluam entre as dificuldades que os estudantes enfrentam, além das questões financeiras, fatores como discriminações (de cor, deficiências, orientação sexual) e dificuldades pessoais, uma vez que todas são capazes de prejudicar a experiência universitária.

Maria Rita diz que, ao sediar o evento, a universidade quis destacar a importância dessa política “em um momento político de muito risco”. “O recado que queremos passar é que a UFPR se coloca como protagonista na discussão sobre a necessidade da permanência e da incrementação da assistência estudantil e do programa de assistência estudantil, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)”, afirma.

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