As vagas são distribuídas de acordo com o pólo ao qual o estudante estará vinculado. São 30 vagas para cada cidade: Campo Largo, Curitiba, Lapa, Palmeira e Rio Branco do Sul. O vestibular terá uma fase, com prova objetiva de duração de quatro horas, que será realizada on-line em 31 de janeiro.
Os documentos com as regras do vestibular (edital, programa de provas e formulário de inscrição, por exemplo) podem ser consultados no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR.
Como é o curso
As disciplinas do curso são divididas em quatro eixo principais: concepções e fundamentos do trabalho pedagógico; infância, juventude e cultura; docência em espaços escolares e não escolares; e organização e gestão escolar. O curso tem duração de quatro anos.
Apesar de EaD, com atividades desenvolvidas por meio de material didático distribuído em formato pdf no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), acessível via internet, o curso contará com encontros semanais e avaliações presenciais obrigatórias, previamente agendados. Essas reuniões serão realizadas no endereço do polo da matrícula, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30.
A graduação inclui estágio obrigatório em escolas, com carga horária similar à dos cursos presenciais.
Formação de professores
Voltado a atender a missão das universidades públicas na formação de professores, visto que o Brasil possui percentual considerável de docentes que atuam sem possuírem curso superior, o curso a distância de Pedagogia da UFPR é oferecido há cerca de 20 anos. Essa é a primeira vez, porém, que a seleção é feita por meio de vestibular on-line, devido à pandemia.
Segundo a professora Samara Mendes Araujo Silva, coordenadora do curso de Pedagogia EaD, a licenciatura tem cumprido papel importante para a melhoria da qualidade de educação no Paraná. O curso já chegou a atender outros estados, como São Paulo, até 2017, e a oferecer duas mil vagas por ano. Também foi ofertado por meio de convênios com governos para levar formação aos professores das redes públicas de ensino.
“O curso atua em duas missões da universidade pública, que é a interiorização do ensino superior e a formação de professores e de gestores de escolas para educação infantil e séries iniciais”, avalia.
Foto em destaque: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas