logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe homenagem pelos 100 anos do curso de Agronomia

Durante a abertura do XXIX Congresso Brasileira de Agronomia (CBA), que está sendo realizado em Foz do Iguaçu, o curso de agronomia da UFPR (Universidade Federal do Paraná) recebeu uma homenagem pelos seus 100 anos de existência.

Em 1915, com o início das aulas da primeira turma, nascia o curso de Agronomia da instituição. Com a formatura da primeira turma em 1918, estava institucionalizado o primeiro curso de agronomia do Estado do Paraná e um dos primeiros do Brasil. Nos seus 100 anos de existência (até julho de 2015), o curso de Agronomia da UFPR já formou 4.347 engenheiros agrônomos, que têm ajudado a fazer do estado do Paraná e do Brasil um dos principais celeiros agrícolas do mundo.

Dos seus bancos escolares saíram engenheiros agrônomos que ajudaram a fundar instituições de pesquisa como o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Outros têm se destacado na área empresarial, como grandes produtores rurais, como proprietários de grandes agroindústrias e alguns seguiram rumos políticos, tornando-se deputados, senadores e ministros.

Para homenagear e agradecer os serviços prestados pela instituição de ensino, a organização do CBA entregou uma placa para o vice-coordenador do curso, professor Agenor Maccari Filho. Ele representou o coordenador do curso, João Carlos Bespalhok Filho. A representante dos estudantes de Agronomia do Brasil, Steffani Dobrovoski, recebeu flores em homenagem à instituição.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBA

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...