

A um mês da comemoração oficial do centenário da UFPR, a instituição foi homenageada na tarde de segunda-feira (19) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), por iniciativa da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT). Na presença do reitor Zaki Akel Sobrinho, do presidente da Alep Valdir Rossoni, dos representantes da administração da universidade e demais presentes à sessão, a deputada lembrou da criação da primeira universidade federal do país, que permaneceu 90 anos como única no Paraná. “Orgulho do povo paranaense, a instituição referência nos segmentos de ensino pesquisa e extensão está de portas abertas à comunidade”, destacou Luciana.
Nesse sentido, citou como exemplos os atendimentos prestados no Hospital de Clínicas (HC); Escritório Modelo do Setor de Ciências Jurídicas; Hospital Veterinário; nas Incubadoras Tecnológicas; nas imersões de Arte e Cultura, além do recentemente instituído Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. “São 100 anos de trabalho, dedicação e desenvolvimento em prol da formação humana e intelectual do povo paranaense”, enfatizou a deputada. Em seguida, Luciana passou às mãos do reitor Zaki Akel Sobrinho uma Menção Honrosa de reconhecimento à UFPR.
Emoção ─ Sentindo-se honrado com a homenagem, o reitor Zaki Akel Sobrinho a estendeu para toda a comunidade universitária, “são cerca de 40 mil pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a Educação”, refletiu. Relembrou ainda que a data do centenário da universidade vem de encontro com a emancipação política e intelectual do Paraná. O reitor também identificou a entidade como agente de transformação da sociedade em todos os segmentos. “Somos do povo do Paraná, a UFPR é uma das maiores invenções dos paranaenses”, reconheceu Akel emocionado. Aproveitando a ocasião, o reitor convidou a todos para a sessão solene dos 100 anos, que será realizada no dia 19 de dezembro, no Teatro Guaíra. Paralelamente, estão em exposição mais de 30 fotos históricas na Sala da Memória da universidade, no espaço cultural da Alep.


Admiração ─ “Para falar em desenvolvimento, não tem como deixar de lembrar da nossa UFPR, que durante 90 anos reinou sozinha no estado. Hoje, comemoramos 100 anos de um trabalho e de uma história brilhantes”, considerou novamente a deputada estadual Luciana Rafagnin.