UFPR recebe embaixadores de 21 países da União Europeia para eventos sobre cooperação científica e acadêmica

04 maio, 2018
12:50
Por Bruna Goncalves
0
Ciência e Tecnologia

Embaixadores de 21 países membros da União Europeia participaram nesta sexta-feira (4) de dois eventos abertos a estudantes e professores de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná: o Seminário de Cooperação Científica e Acadêmica entre a União Europeia e o Brasil e o Seminário Relações Internacionais entre União Europeia e Brasil. Foi uma oportunidade para que a comunidade acadêmica obtivesse informações a respeito das relações e cooperação cientifica e acadêmica entre a União Europeia e o Brasil.

Os dois auditórios utilizados para os eventos, ambos no campus Botânico da UFPR, ficaram lotados. “Isso dá a dimensão de como estamos ávidos por saber das possibilidades de colaboração e do imenso interesse da UFPR em expandir seu processo de internacionalização”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

João Gomes Cravinho, embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, disse que o ensino superior é a via privilegiada para reforçar os laços entre o Brasil e a União Europeia: “É nas universidades que vamos encontrar soluções para as nossas sociedades contemporâneas. É por meio da inovação, e especialmente nas universidades, que nós conseguimos encontrar formas de repensar a organização das nossas sociedades”.

O embaixador destacou ainda que a união e aproximação entre os países é cada vez mais necessária, uma vez que ninguém faz ciência sozinho e que a cooperação aplima as chances de sucesso. “Já está documentado que a mobilidade internacional melhora as condições para o desenvolvimento do trabalho do cientista. E nós estamos aqui para aumentar a aproximação entre universidades europeias e uma das melhores universidades brasileiras, que é a Universidade Federal do Paraná”, afirmou.

Promovidos com a participação da Agência UFPR Internacional e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, os dois seminários reuniram mais de 500 participantes.

Mateus Bazan, estudante do curso de Química, disse que se inscreveu “para saber mais sobre as possibilidades de internacionalização para estudantes de graduação e de pós”. O mesmo interesse motivou o professor Walter Shima, do curso de Economia e da pós graduação em Políticas Públicas. Ele participou do Seminário de Cooperação Científica e Acadêmica entre a União Europeia e o Brasil para sanar dúvidas a respeito do Horizonte 2020, o maior programa de investigação e inovação da União Europeia.

O diretor da Agência UFPR Internacional, professor André Duarte, explica que “a UFPR já possui relacionamento de longa data com várias instituições europeias, e esta visita dos embaixadores é um momento para abrir novos horizontes”.

“Esse tipo de encontro estreita as relações não só na área da pesquisa, mas também impacta o ensino, a extensão e a cultura”, completou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça.

Participaram dos seminários embaixadores da União Europeia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido, Romênia e Suécia.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]