logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe ciclo de conferências “Espaços da Recordação”, com casal de intelectuais alemães

Jan e Aleida Assmann fazem conferências em Curitiba
Jan e Aleida Assmann fazem conferências em Curitiba

Curitiba será uma das seis cidades brasileiras a receber o Ciclo de Conferências de Aleida e Jan Assmann, com o tema “Espaços da Recordação”. O casal de intelectuais alemães é referência internacional na área de Estudos da Memória Cultural, tendo recebido diversos prêmios de pesquisa na Europa. Os títulos das palestras são: “Da violência coletiva a um futuro partilhado: quatro modelos para tratar de um passado traumático” (Aleida Assmann) e “Recordação e promessa. Sobre a história do Êxodo” (Jan Assmann).  As apresentações serão segunda-feira, 20 de maio, das 9h30 às 12 horas, no Teatro da Reitoria. Não é necessária inscrição prévia.

No intervalo do evento será lançado o livro “Espaços da recordação ─ formas e transformações da memória cultural”, de Aleida Assmann, publicado pela Editora Unicamp com tradução de uma equipe da UFPR liderada pelo professor Paulo Soethe. A obra estará à venda com desconto na Livraria da Editora UFPR, localizada atrás do Teatro da Reitoria, no Edifício D. Pedro II, a partir das 9 horas.  A professora autografará os exemplares.

O casal Assmann realizou na última semana conferências em São Paulo, Campinas e Cascavel. E depois da capital paranaense, segue para Londrina e Rio de Janeiro, onde encerra o ciclo brasileiro de palestras.

pt_BRPortuguese