UFPR recebe alunos do ensino médio durante as férias para ensinar Matemática de forma lúdica

19 julho, 2017
12:06
Por
0
Ensino e Educação

Foto: André Filgueira

A 13ª edição do Brincando de Matemático, evento organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática, que ocorre de 18 a 21 de junho, teve este ano número recorde de inscritos: cerca de 200, mais que o dobro em relação aos anos anteriores. Mesmo com as baixas temperaturas na capital paranaense, estudantes de escolas públicas e particulares de Curitiba e Região Metropolitana aproveitaram as férias para aprender matemática de forma lúdica.

Este ano o tema escolhido para orientar as aulas, jogos e demais atividades relacionadas ao  evento foi “Números: o império dos irracionais”. Todo o material e práticas didáticas foram produzidos e organizados pelos membros do PET-Matemática, sob a supervisão do professor José Carlos Corrêa Eidam, tutor do grupo e coordenador do curso de Matemática.

O professor Eidam explica que a ideia da atividade é “trazer assuntos que nem sempre são visto em sala de aula e apresentá-los de forma acessível para o aluno de ensino médio”. Eidam conta ainda que o evento visa aproximar e estreitar a relação desses prováveis calouros com a UFPR e a graduação em Matemática.

Segundo Eidam, graças a atividades como essa, a concorrência do curso de Matemática no vestibular aumentou 60% nos últimos dois anos. Há também entre os participantes do Brincando de Matemático interessados em outros cursos de graduação, mas que procuram a atividade para conhecer a universidade, revisar o conteúdo e ter certeza da escolha pela área de exatas. Esse é o caso de Ramon Mariano, estudante do terceiro ano do Colégio Estadual Presidente Lamenha Lins. Ramon conta que quer cursar Engenharia Elétrica na UFPR e as atividades promovidas pelo Departamento de Matemática ajudam a conhecer mais da universidade, do ambiente universitário e ainda permitem reforçar o conteúdo para o vestibular.  

Treinamento olímpico

O Departamento de Matemática da UFPR também mantém o Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), que oferece treinamento para as Olímpíadas de Matemática a alunos com bom potencial na disciplina.

Os professores do POTI são alunos de graduação, de pós-graduação, ex-alunos do curso que hoje lecionam e professores do Departamento. Cerca de 100 alunos participam desse treinamento, todos os sábados,  que vai bem além do que é oferecido na escola.

A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição matemática no estado do Paraná para alunos dos níveis 1 (6º e 7º anos), 2 (8º e 9º anos) e 3 (Ensino Médio), coordenada pela UFPR.

 

Foto: André Filgueira

AGENDA

I Matematiza – para alunos do 8º e 9º ano: Voltado para alunos de 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares. 50 participantes farão experimentações envolvendo conteúdos de álgebra, geometria, análise combinatória e outros conteúdos, sob a orientação de alunos de graduação que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Os alunos perceberão o rigor da Matemática, mas de uma maneira lúdica. A ideia é mostrar também como se pode utilizar a intuição na solução de questões matemáticas e estimular nos estudantes o interesse pela área”, afirma a professora Elisângela de Campos, coordenadora do Pibid no curso de Matemática da UFPR.

Tema: Números, triângulos e produtos

Data: 20 e 21 de julho de 2017

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Centro Politécnico – prédio do Setor de Ciências Exatas

Mais informações aqui

II Um dia na Matemática:  um dia de portas abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio que queiram conhecer o curso de Matemática.

Data: 11 de agosto de 2017

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Centro Politécnico

Inscrições: a partir de 01/06 pelo site do PET-Matemática

Público-alvo: alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]