UFPR realiza III Seminário Nacional de Surdos

26 setembro, 2014
14:09
Por
0
Ensino e Educação

Começou hoje (26) o III Seminário Nacional de Surdos da UFPR, que acontece no Auditório do Prédio de Administração, no Centro Politécnico.

O evento é realizado a cada dois anos, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), e é organizado pela UFPR, por meio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne).

A programação conta com palestras, mesas-redondas e minicursos voltados a temas como educação, arte surda, trabalho, tecnologias, linguística, e outros temas que envolvem os direitos linguísticos dos cidadãos surdos.

O Seminário comemora também os 12 anos da chamada Lei de Libras, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como “meio legal de comunicação e expressão”.

Para Sueli Fernandes, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR e coordenadora do evento, o momento é de refletir sobre o quanto a comunidade surda brasileira avançou na garantia da Língua de Sinais como língua materna. Ela defende a educação bilíngue (Libras e Português) para surdos no sistema educacional, para garantir o direito à Libras como língua materna dos surdos brasileiros.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, disse durante a abertura do evento que, nos últimos anos, a UFPR fez grandes esforços para a aquisição de intérpretes de Libras para que a Universidade pudesse oferecer acessibilidade aos alunos com deficiência auditiva. O esforço a seguir, segundo Mulinari, é o de introduzir na Universidade o ensino de Libras, para a formação de bacharéis e licenciados, e também o estímulo do uso da Libras no cotidiano. “Uma universidade só é grande quando as pessoas podem se comunicar com liberdade”, afirmou.

A programação do evento, que vai até o dia 27, pode ser acessada neste link.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]