Em março, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediou o VII Workshop da Rede Ibero-americana de Observação Territorial (RIDOT). O evento internacional aconteceu pela primeira vez no Brasil e foi organizado pelo Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB/UFPR) e pela Rede. A edição teve como tema “O ordenamento territorial no contexto das mudanças climáticas: oportunidades para o desenvolvimento territorial sustentável”.
Conferências e mesas-redondas preencheram a programação de três dias de evento, que neste ano foi realizado em formato híbrido – com transmissão on-line e tradução simultânea. Pesquisadores de diversos países da América Latina e Europa estiveram presentes, além de instituições técnicas convidadas e lideranças de comunidades tradicionais do litoral paranaense. No total, o Workshop recebeu 271 inscrições do Brasil e de outros países.
A mesa de abertura contou com a presença do coordenador da Agência Internacional da UFPR, André Macedo Duarte, do diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, Leonardo José Cordeiro Santos, do coordenador do VII Workshop RIDOT e do LAGEAMB/UFPR, Eduardo Vedor de Paula, além do professor Ángel Pueyo (Espanha), coordenador da RIDOT. Em seguida, a professora titular aposentada do Departamento de Geografia da UFPR, Olga Lucia Castreghini de Freitas, conduziu a conferência de abertura do evento – que teve como tema “As complexidades e desafios do ordenamento territorial no Brasil”.


A RIDOT surgiu em 2007, por iniciativa dos professores Joaquín Farinós Dasí (Universidade de Valência, Espanha) e Ángel Massiris Cabeza (Universidade Pedagógica e Tecnológica, Colômbia). Seu primeiro evento foi realizado em 2009, na Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina). Os Workshops que acontecem a cada dois anos são um importante ponto de encontro entre pesquisadores brasileiros e internacionais, além de significar uma oportunidade para mostrar novos olhares sobre o efeito das mudanças climáticas, as dinâmicas territoriais e as flutuações e transformações que ocorrem no entorno da economia e da sociedade.
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Bruna Soares.
Com informações da equipe do Lageamb/UFPR
Foto de destaque: Foto: Prattica/UFPR.