logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza encontro internacional de língua japonesa

No ano do centenário, a Universidade Federal do Paraná sedia, pela primeira vez, o XXII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e o IX Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, nos dias 30 e 31 de agosto. A abertura será nesta quinta-feira (30), às 8h30, no Teatro da Reitoria. O tema do encontro é “Brasil e Japão: Pós-Modernidade e Novas Perspectivas”.

O evento terá conferências, workshops e apresentação de pôsteres. Entre os palestrantes, estão professores de universidades do Japão, Estados Unidos, Bélgica e Brasil. No âmbito da história, os professores Jeffrey Lesser (brasilianista da Emory University), Christiane Stallaert (especialista em sociedade multicultural e etnicidade da Universidade de Lovaina) e Koichi Mori (antropólogo japonês radicado no Brasil, especialista em etnicidade da Universidade de São Paulo) farão uma discussão em torno das problemáticas atuais dos grupos étnicos nikkeis.

Na literatura, o evento terá a presença do professor Paulo Franchetti (haicaísta e crítico literário da Universidade de Campinas) que proferirá uma palestra sobre a “aclimatação” do haicai japonês no Brasil. Ainda no campo da literatura, os professores Philippe Humblé (especialista em tradução e lexicografia da Universidade de Lovaina), Zelideth Maria Rivas (especialista em literatura dos imigrantes japoneses no Brasil da Grinnel College) e Igor Machado (especialista em assuntos sobre niponicidade da Universidade Federal de São Carlos) debaterão sobre a apropriação e adaptação da literatura para a cultura brasileira. Na questão linguística, o professor japonês Isao Santo, da Osaka University, apresentará, de forma inovadora, como se deu a revolução linguística no Japão da era Meiji (1868-1912).

Acesse a página do evento.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...