logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza aula inaugural de primeira disciplina transversal

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná realizou nesta quarta-feira (30) a aula inaugural da disciplina “Escrita Acadêmica em Inglês” – primeira de várias disciplinas transversais que serão ofertadas pela UFPR. O objetivo do projeto é ofertar disciplinas de interesse comum aos diferentes programas de pós-graduação e outras áreas, como Estatística e Metodologia de Pesquisa, otimizando os recursos da universidade e permitindo que os esforços dos cursos fiquem concentrados nas áreas-fim.

“Neste momento delicado de crise para as universidades públicas, temos que apostar em saídas novas, em criatividade. Quando não há recursos sobrando, precisamos de grandes ideias como essa”, ressaltou durante a abertura da aula inaugural o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, destacou o caráter inovador do projeto: “É um projeto pioneiro,  não existe no país nenhuma ação deste tipo no País. A Capes está nos acompanhando para, a partir da nossa experiência, ampliar a proposta para todo o Brasil”.

O diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, lembrou a importância da iniciativa para o processo de internacionalização da universidade. “Temos que ter uma equipe preparada para a internacionalização. Para melhorar nossos níveis de produção acadêmica, é necessário ter uma boa formação para a escrita acadêmica”, disse. “Nós temos que estar bem preparados para novos desafios acadêmicos e para escrever artigos internacionais. A boa escrita é o melhor cartão de visita”, completou a vice-reitora Graciela Inês

A aula inaugural foi ministrada pelo diretor do Centro de Assessoria de Produção Acadêmica (CAPA) da UFPR, Ron Martinez. “A tecnologia não deve ser meramente instrumental. Ela precisa ser transformada em algo que sirva para melhorar as nossas atividades fins, de ensino, pesquisa e extensão, de forma particular, para a pós-graduação”, disse o reitor Ricardo Marcelo.

500 alunos

A disciplina “Escrita Acadêmica em Inglês” é oferecida em duas modalidades: presencial e semipresencial.  “Os alunos da modalidade semipresencial acompanham as aulas online, mas todos têm acesso ao mesmo conteúdo, exercícios e apoio dos monitores”, explica o professor Ron Martinez.

A primeira turma da disciplina tem 500 inscritos, entre alunos presenciais e a distância. A transmissão é realizada pela UFPR-TV, via streaming. As aulas acontecem às quartas-feiras no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica.

Pós-graduandos

Para Andreia Zanetti, que é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, a escrita acadêmica em inglês veio em boa hora. “Estou treinando meu artigo em inglês. A ação é bem importante para publicações internacionais e ainda conta ponto para o doutorado”, destacou.

Novas disciplinas transversais devem ser oferecidas pela UFPR nos próximos semestres. Bruno Gurgatz participa do mestrado de Desenvolvimento Territorial Sustentável, no Setor Litoral, e já pensa em se inscrever para as novas oportunidades. “Acho importante que surjam outras disciplinas transversais porque há muito conhecimento comum para a maioria dos programas de pós-graduação”, disse.

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...