logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza 1º Simpósio Internacional de Práticas Narrativas – 30 de setembro

Para contribuir na formação de acadêmicos, professores, gestores e mediadores de leitura através de atualização e aprimoramento, a Universidade Federal do Paraná realiza o “1º Simpósio Internacional de Práticas Narrativas: leitura e oralidade – uma conversa com Claudio Ledesma”, no dia 30 de setembro, das 14h às 18h, no campus Rebouças. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link, ou no dia, na entrada do evento. Haverá emissão de certificados.

O evento é uma realização do projeto de extensão “Filosofia na Infância: diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil – restabelecendo conexões no período pós-pandêmico”, coordenado pelas professoras do Setor de Educação da UFPR, Karen Franklin e Luciana Ribeiro,em parceria com a Fatum Educação. Os objetivos do simpósio são aprofundar o debate acerca da leitura e da oralidade; conhecer os processos de formação do leitor literário; refletir sobre os temas considerados polêmicos na literatura infantil; estudar a contribuição da narração oral como constitutiva do leitor; além de promover intercâmbio com o convidado internacional Claudio Ledesma.

O escritor e crítico de literatura Claudio Ledesma é de Buenos Aires, Argentina. É narrador da Divisão Geral do Livro e Bibliotecas da cidade de Buenos Aires e organizador das jornadas internacionais de literatura infantil na Argentina. Em Havana, Cuba, é criador e diretor do Círculo de Cuentacuentos e do Festival Internacional de Cuentacuentos de Havana. Ledesma já recebeu prêmios como o ConArte 2011, Pregonero 2011, Fundación El Libro de Buenos Aires 2013, El cochero azul 2014, Cátedra Dora Alonso, Precursor e Hacedor, todos em 2015.

O Simpósio também terá Cleber Fabiano, de Curitiba, como convidado. Graduado em Letras, Fabiano é mestre e doutor em Educação e atua em cursos de graduação e pós-graduação de Letras e Pedagogia. Autor de livros sobre crítica da Literatura, teve sua obra selecionada para o acervo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e sociedade Irmãos Grimm. É diretor da Fatum Educação e presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias.

Confira abaixo a programação do 1º Simpósio Internacional de Práticas Narrativas.

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...