UFPR reabre a estudantes a Exposição Didática de Solos

24 março, 2022
15:09
Por
0
Extensão e Cultura

Exposição didática de solos (foto arquivo Solo na Escola)

Após dois anos fechado devido à pandemia de COVID-19, foi reaberto o agendamento de visitas para a Exposição Didática de Solos, localizada no campus do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Muito procurada por escolas de ensino fundamental e médio, a exposição é um espaço de divulgação científica, vinculado ao Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, que visa popularizar o solo e sua importância. O espaço expositivo possui maquetes, experimentos, banners e perfis didáticos de solos, tendo recebido melhorias durante o período de pandemia para atender de forma mais satisfatória os visitantes.

Na visita são abordados temas relacionados ao solo como: formação e horizontes; textura; porosidade e compactação; ciclos biogeoquímicos; adubos minerais e orgânicos; solos urbanos; densidade do solo; tipos de solos; erosão hídrica e eólica; funções do solo; dentre outros.

Estudantes visitam a exposição (foto arquivo Solo na Escola)

O agendamento é realizado para grupos com até 30 pessoas, desde o terceiro ano do ensino fundamental até a educação superior, por ordem de solicitação, sendo que a visita dura, em média, uma hora e meia.

Para ampliar as datas e horários disponíveis, neste momento de reabertura, foram implantadas duas opções para agendamento:

  1. a) Visitas com monitoria de estudantes de graduação, em dias e horários determinados, indicados no formulário de agendamento. Neste caso é necessário ter professores acompanhantes da instituição de ensino, mas a condução da visita é realizada pelos alunos de graduação da UFPR. Nesta modalidade há limitação de datas e horários, de acordo com a disponibilidade de horário dos monitores.
  1. b) Visitas autoguiadas pelos próprios professores da escola/colégio. Nesta modalidade é disponibilizado o espaço expositivo e os próprios professores da escola conduzem a visita. Contudo é necessário que os professores da escola/colégio façam um reconhecimento prévio do espaço expositivo, alguns dias antes de trazer seus alunos, quando também recebem o roteiro detalhado da Exposição Didática de Solos. É recomendado um professor da escola/colégio para cada 15 alunos. Esta modalidade também permite maior flexibilidade de horários e datas, entre segunda a sexta feira em horário comercial.

Caso a escola, colégio ou instituição de ensino técnico ou superior tenha interesse em uma destas modalidades, deve preencher o formulário de solicitação de agendamento.

Exposição apresenta tipos de solos (arquivo Solo na Escola)

SERVIÇO:

Programa Solo na Escola/UFPR

Endereço: Rua dos Funcionários, 1540, Cabral, Curitiba, PR

Contatos: (41) 3350-5603 ou agendaprojetosolonaescola@gmail.com

Formulário para agendamento de visitas: https://forms.gle/18ZKARHMMtJZz71A9

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]