UFPR, PUCPR e Universidade de Alberta celebram lançamento de programa conjunto

13 junho, 2014
15:01
Por
0
Ensino e Educação

Denis Fontaine, da Universidade de Alberta, discursa durante lançamento do programa na UFPR - Foto: Marcos Solivan

Representantes da UFPR, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade de Alberta, no Canadá, reuniram-se na quarta-feira (11) no Setor de Ciências Sociais Aplicadas para lançar oficialmente o programa e3 in Brazil. Com isso, Curitiba passa a ser a segunda cidade do mundo a integrar o programa, idealizado na instituição canadense.

Voltado a intercambistas, o e3 leva esse nome por prover ao aluno participante a possibilidade de passar por três diferentes experiências no país em que desembarcar: aulas do idioma local, atividades acadêmicas e estágio profissional. “O estudante pode escolher fazer uma, duas ou as três opções de experiência, se quiser”, explica Denis Fontaine, gerente de iniciativas estratégicas da Universidade de Alberta.

Alguns dos estudantes que participam do e3 em Curitiba - Foto: Marcos Solivan

Podem participar do programa estudantes universitários não apenas do Canadá, mas de qualquer lugar do mundo. Fontaine explica que o modelo teve início em 2013, com o envio de estudantes a Berlim, na Alemanha. “Passamos então a procurar parcerias com universidades de países emergentes”, conta.

Para ele, Curitiba tem as características ideais para o objetivo do programa. “É uma cidade que permite aos estudantes conhecer o Brasil sem ter de enfrentar problemas de grandes metrópoles, como o trânsito do Rio de Janeiro ou de São Paulo”, diz.

Para Marcio Francesquine, cônsul do Canadá no Brasil, era hora de os dois países estreitarem a parceria também na área acadêmica, não apenas na comercial.

Iniciado em maio, o programa já trouxe 22 estudantes estrangeiros para a UFPR. O reitor, Zaki Akel Sobrinho, acredita que o e3 in Brazil fortalecerá os laços que já existem entre a universidade brasileira e instituições canadenses. Apenas entre 2012 e 2014, 80 estudantes da UFPR viajaram para o Canadá em intercâmbios acadêmicos – três deles para a Universidade de Alberta.

“O e3 têm ainda outros três outros significados do ponto de vista da UFPR: a internacionalização; o trabalho em rede e a aproximação de seres humanos”, diz.

Segundo Roger Epp, vice-reitor da Universidade de Alberta, nos próximos anos, Estados Unidos e França serão outros destinos do e3. Em Curitiba, o programa tem duração prevista de dois anos.

Representantes da UFPR, PUCPR e da Universidade de Alberta no evento de lançamento do e3 in Brazil - Foto: Marcos Solivan

Célio Yano

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]