UFPR participa do XXVI Congresso de Anatomia, que começa segunda-feira, 29

26 setembro, 2014
18:30
Por
0
Ciência e Tecnologia

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) está participando ativamente de mais um importante evento científico: o XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia. Promovido pela Sociedade Brasileira de Anatomia, o encontro acontece de 29 de setembro a 2 de outubro na sede do Centro de Convenções da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba.

O XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia tem a participação de onze palestrantes da UFPR e de um grupo de professores na organização. O presidente é o professor Sérgio Luiz Rocha. A presidência da Comissão Científica é do professor Édison Luiz Prisco Farias. O evento recebe o apoio do Departamento de Anatomia do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Pelo menos 1,2 mil participantes estão sendo esperados no evento. Novecentos trabalhos científicos serão apresentados nos dois dias do encontro, que vai reunir palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente, como professores dos EUA e da Alemanha. Mais informações sobre o evento no site http://www.cbanatomia.com.br/index.php.

Palestrantes da UFPR

A UFPR terá onze palestrantes no evento. No dia 29, às 8h30, o professor Eduardo José Ramos falará sobre a “Anatomia dos Transplantes”. Às 14h30, a professora Ida Cristina Gubert debaterá o tema “Bioética”. Às 16h30, os professores Fernando Cesar Abib e Alexandre Moro falarão respectivamente sobre os temas “Anatomia Clínica do Bulbo Ocular” e “Estudo do Crescimento Craniofacial com a Utilização de Tomografia do Feixe Cônico e Sobreposição em 3D”.

No dia 30, os palestrantes da UFPR serão os professores Arnolfo de Carvalho Neto  (às, 11h30, sobre o tema “Anatomia do Sistema Nervoso Central na Ressonância Magnética”) e Márcio Fernando Aparecido de Moura (às 16h30, sobre “Anatomia Aplicada e Biomecânica da Coluna Vertebral”).

No dia 1º, às 15h30, o professor Murilo Sousa Meneses debaterá a “Anatomia Cirúrgica da Vascularização do Encéfalo” e, às 16h30, a professora Maria de Lourdes Biondo Simões abordará o tema “Cirurgia Experimental: Presente e Futuro”.

Finalmente, no dia 2, os palestrantes da UFPR serão:  às 8h30, o professor Sílvio Gomes Bettega, que falará sobre “Expedição a Cavidade Nasal e Seios Paranasais”. Às 10h30, o professor Rogério de Fraga trata do tema “Abordagem descritiva e topográfica dos órgãos do Sistema Urinário”. E às 16h30 haverá duas palestras de docentes da Universidade: Silvia Regina Valderramas (“Anatomia Clínica na Fisioterapia Respiratória”) e Nicolau Gregori Czeczko (“Anatomia da Parede Anterolateral do Abdome e Hérnias”).

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]