

Representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas participaram em Brasília da reunião técnica convocada pelo Ministério da Educação. No último dia 18 foram tratados diversos assuntos relacionados a Gestão de Recursos Humanos, entre eles o banco de professores equivalentes; quadro de referência dos servidores administrativos; concursos públicos; plano nacional de desenvolvimento profissional dos integrantes do Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (PCCTAE), entre outros.
Foram atualizados os dados dos bancos de professores e técnicos e a informação mais relevante foi a liberação das vagas de técnicos administrativos para as novas expansões da UFPR que estão acontecendo em Jandaia do Sul, Pontal do Paraná e Palotina. Desde a publicação dos decretos 7.232, de julho de 2010 e 4.785, de maio de 2011, as 59 universidades federais no país passaram a ter autonomia para realizar concursos públicos.
Essa regra vale para os cargos de professor e de técnico-administrativo níveis C, D e E. Compete aos ministérios do Planejamento e da Educação determinar o número de cargos para as Ifes e realizar as atualizações necessárias nesses quantitativos. Outro ponto de grande importância foi a definição dos prazos para implantação no novo Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (SIORG). O objetivo do projeto é desenvolver uma nova solução tecnológica para gestão das estruturas organizacionais do governo federal , trazendo mais praticidade, automação, e segurança.
O projeto, da secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, está sendo desenvolvido por um consórcio serpro-dataprev. Num primeiro momento, A UFPR deverá conferir e atualizar as estruturas dos cargos em comissão e funções gratificadas de cada unidade no sistema. As novas atualizações trarão uma aperfeiçoamento na gestão com ganhos de celeridade , eficiência , descentralização, transparência, facilidade de atualização , maior segurança e controle. A atualização do novo sistema será essencial e necessária até o final do mês de março, tendo em vista que o sistema antigo será desativado.