UFPR participa da Rede Odonto Covid, com informações para dentistas

08 abril, 2021
15:03
Por
0
Extensão e Cultura

A Rede Odonto Covid reúne profissionais de 16 instituições brasileiras. Imagem: Reprodução Instagram.

A Universidade Federal do Paraná tem uma representante na Rede Odonto Covid. O grupo reúne professores de odontologia de universidades e instituições de várias partes do Brasil com o objetivo de divulgar conteúdos sobre a Covid-19 para dentistas e profissionais da odontologia. A professora Juliana Lucena Schussel – do Departamento de Estomatologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – participa da rede juntamente com dois alunos de pós-graduação.

A Rede Odonto Covid usa o Instagram para divulgar informações baseadas em evidências científicas com linguagem simples para atingir dentistas, auxiliares e técnicos em atuação. “São principalmente informações sobre a Covid-19, formas de transmissão, equipamentos de proteção – como uso de máscaras e questões relacionadas à biossegurança e prática no consultório odontológico. A ideia surgiu porque apesar de todas as informações disponíveis, nem todas tem o embasamento necessário para aplicação no dia a dia”, esclarece a professora.

Rede Odonto Covid

O projeto é coordenado pela professora Karen Lopez Ortega, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). O grupo começou a ser articulado no mês de março e discute temas que surgem a partir de dúvidas encaminhadas por dentistas.

Cada professor integrante da Rede Odonto Covid fica responsável pelas publicações na página do Instagram  por uma semana. Alunos de graduação e de pós-graduação auxiliam na produção de conteúdo. “O objetivo é chegar no clínico, que busca informações, não tem tanta familiaridade com a linguagem científica e quer se proteger nesse momento de pandemia”, afirma a professora Juliana.

Participantes

Participam professores das universidades federais do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de Minais Gerais, de Montes Claros, de Sergipe e do Ceará. Há representantes da Universidade Católica de Brasília, do Centro de Ensino Superior de Ilhéus, da Universidade Estadual da Paraíba, da Universidade de Fortaleza, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, do Hospital Estadual Mário Covas, do Grupo GerAção Biossegurança, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Medicina e Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.

Clique aqui para conhecer a página da Rede Odonto Covid.

Crédito da imagem de capa: Michal Jarmoluk/ Pixabay.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]