logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Física, Biologia, e Engenharia de Alimentos ofertam 79 vagas para mestrado e doutorado

Laboratório do Programa de Pós-Graduação em Física.

Vinte e uma vagas para o mestrado nas áreas de concentração em Biologia Molecular de Patógenos; Fisiologia Celular em Processos Biológicos; e em Toxicologia Celular e Ambiental, são ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR. Interessados nessas vagas têm prazo até o dia 21 deste mês para se inscreverem, acessando o site http://www.pgbiocel.ufpr.br. Para este total de vagas serão disponibilizadas nove bolsas de estudo, que serão concedidas de acordo com a classificação final dos candidatos.

Laboratório de Histotecnologia - Biologia Celular.Foto: Mariane Mendonça.

 

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia do Setor de Ciências Biológicas da UFPR também está com inscrições abertas, até dia 20 deste mês, para o doutorado. São disponibilizadas seis vagas, três na área de concentração em Parasitologia, uma para Microbiologia e duas para Patologia. As habilitações serão aceitas somente de forma online, pelo site http://www.ppmpp.ufpr.br. Neste endereço eletrônico os candidatos também obterão informações sobre todo o processo de seleção (documentação exigida, provas, etc).

Engenharia de Alimentos

Laboratório do Programa de Pós em Engenharia de Alimentos.

Outro Programa de Pós-Graduação – Engenharia de Alimentos/Setor de Tecnologia – também vai selecionar 22 candidatos, sendo seis para as vagas abertas no mestrado e 16, no doutorado. Interessados em se inscrever tanto no mestrado quanto no doutorado têm prazo até o dia 14 deste mês de novembro para preencher o formulário que está disponível no site www.posalim.ufpr.br e entregar a documentação exigida.

A coordenadora do Programa, professora Rosemary Hoffmann Ribani, destaca que os novos pós-graduandos poderão optar entre duas linhas de pesquisa: Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos; e Ciência e Tecnologia de Processos e Produtos Alimentícios. A estrutura do Programa, explica a docente, “conta com recursos humanos, acadêmicos e laboratoriais adequados, o que permite a continuidade de seus objetivos e possibilita uma excelente integração regional em consonância às necessidades da comunidade e peculiaridades do Estado do Paraná.”

Física

Trinta vagas – 15 para o mestrado e 15 para o doutorado – também são ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR, para o ano letivo de 2015. O Programa tem como público alvo bacharéis ou licenciados formados ou que estejam concluindo cursos da área de ciências exatas ou engenharia. Interessados têm prazo até o dia 28 deste mês para se inscreverem, acessando o sitehttp://fisica.ufpr.br/posgrad/

Os candidatos poderão optar entre quatro linhas de pesquisa ofertadas: Física Atômica e Molecular; Física da Matéria Condensada; Física dos Fluidos e Plasmas; e Física Geral. O número de bolsas disponíveis para mestrado e doutorado é variável e as mesmas serão concedidas seguindo a ordem classificatória final dos candidatos.

Jornalista Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...