UFPR oferece Curso de Segunda Licenciatura em Letras-Alemão para professores da Educação Básica

21 dezembro, 2016
11:57
Por
0
Extensão e Cultura

A primeira turma do Curso de Segunda Licenciatura em Letras-Alemão teve a sua aula inaugural no dia 17 de dezembro. O curso é uma iniciativa do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da UFPR (Depac), que se soma a outros cursos oferecidos pela UFPR no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O objetivo é qualificar professores da rede pública de Educação Básica.

Os 25 alunos foram recebidos como novos acadêmicos da UFPR na aula inaugural da turma Parfor-Alemão, realizada no Colégio Bom Jesus, na cidade de Joinville (SC).

A seleção dos alunos foi feita pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), por meio da Coordenação de Políticas de Formação de Professores da Educação Básica (Copefor). O curso é coordenado pelo professor Paulo Astor Soethe, com apoio acadêmico da professora Giovanna Lorena Ribeiro Chaves, ambos do Depac.

O polo avançado em Joinville atende à demanda de formação no norte de Santa Catarina e sul do Paraná, regiões com forte presença de descendentes de alemães, e onde muitas escolas públicas mantêm o ensino Alemão como Língua Estrangeira.

O Curso de Segunda Licenciatura em Letras-Alemão começou a ser planejado em 2011, também com a participação do professor Thiago Vitti Mariano. Em 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a UFPR a ofertar o Curso.

A iniciativa conta com apoio decisivo da Capes e é saudada pela Embaixada da Alemanha em Brasília. A oferta do Curso atende desígnios da Carta de Intenções assinada em Brasília em agosto de 2015 pelos governos brasileiro e alemão durante visita da chanceler alemã Angela Merkel ao Brasil. O documento prevê ações para “apoiar e ampliar o ensino de Alemão no Brasil, inclusive no ensino escolar público, em cooperação com os Estados brasileiros”.

Outros importantes parceiros da UFPR são o Município de Joinville, o Colégio Bom Jesus/IELUSC, a instituição alemã DUO (Deutsch-Uni Online) e o NucLi da UFPR, gestor do programa Idiomas sem Fronteiras no Paraná.

O Parfor é uma iniciativa do Ministério da Educação, executado pela Capes e foi criado para fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que esses profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]