logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lidera, entre universidades federais, em audiência no Facebook

A UFPR comemora mais uma conquista, desta vez nas redes sociais. A Universidade é a instituição com mais fãs no Facebook entre 63 universidades federais, com 143.981 curtidas. Os dados constam de levantamento feito em 1º de setembro pelo jornalista e consultor em Comunicação Cristiano Alvarenga, da  Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Para o jornalista, o crescimento da UFPR no ranking está relacionado ao seu bom desempenho nos últimos oito meses. Em janeiro, a Universidade ocupava a terceira posição, mas os 42.295 novos seguidores obtidos no período (o melhor avanço entre as universidades) garantiu a sua liderança.

Ainda de acordo com o consultor, o crescimento no número de seguidores da UFPR resulta de várias ações. Entre elas, prestação de serviço, informação proativa e utilização de diversos recursos possibilitados pelo Facebook. “As iniciativas geram compartilhamentos, comentários e ampliam o alcance das publicações e, consequentemente, a audiência da página”, explica. .

“Pessoas falando sobre isso”

Além de apresentar a classificação por número de fãs das páginas, o jornalista também pesquisou o item “pessoas falando sobre isso”. A diferença das duas medições é que o número de curtidas representa um processo histórico, cumulativo e com tendência de constante crescimento. Já o indicador “pessoas falando sobre isso” está relacionado à interação com as publicações da página nos últimos 28 dias, com atualização diária e sem dependência direta com o número de curtidas.

A pesquisa apresentou a UFPR na segunda colocação no indicador “pessoas falando sobre isso”, com 24.447. O segundo lugar coube à Universidade Federal do Pará – UFPA (com 12.886) e a Universidade Federal da Bahia – UFBA (com 10.018). Na pesquisa com as universidades federais, foram contabilizadas 219.163 “pessoas falando sobre isso” – média de 3.653 por instituição.

Série de publicações

A pesquisa é a primeira parte da série de publicações feitas pelo jornalista com o objetivo de contribuir para o monitoramento do desempenho das universidades federais nas mídias digitais e nos canais de acesso à informação. A segunda colocação é ocupada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) que liderava o ranking até a última apuração de dados, em janeiro de 2016.

A pesquisa apontou a existência de 60 páginas oficiais das instituições no Facebook. Apenas as federais de São Carlos (UFSCar), do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) não participaram do levantamento, pois não foram encontradas os endereços oficiais. No total, as universidades federais receberam 1.925.118 curtidas, ou média de 32.085.

A íntegra da sondagem está no link: http://cristianoalvarenga.com/pesquisa/ranking_facebook_universidades/

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...