UFPR leva orientação ambiental a catadores de Cruzeiro do Oeste

01 novembro, 2012
10:35
Por Gustavo Santos
0
Ciência e Tecnologia

Parceria entre a UFPR, o Departamento Nacional em Transportes e Infraestrutura (Dnit), resultou em uma oficina para pessoas que trabalham com o lixo reciclável em Cruzeiro do Oeste, na Região Noroeste do Estado. Os trabalhadores da Associação de Materiais Recicláveis, uma cooperativa que desde 2005 busca oferecer condições de trabalho mais favoráveis aos recicladores associados do Projeto Barracão.

Durante o encontro, os integrantes discutiram a relevância da reciclagem, a relação entre o ser humano e o meio ambiente, alguns aspectos do consumo e da produção de lixo, bem como a função dos recicladores para a manutenção da limpeza do município.

“A industrialização cria necessidades de consumo cada vez mais sofisticadas, principalmente por meio da publicidade. Assim se descartam muitos bens que se transformam em lixo, gerando problemas para o meio ambiente. Nesse cenário surge o papel dos recicladores como importantes atores sociais, porque são os responsáveis pela separação do lixo reciclável e promovem a remoção e destinação dos resíduos, ao mesmo tempo geram renda familiar”, explicou a socióloga e palestrante da oficina, Izabel Liviski.

A socióloga reuniu uma série de imagens ligadas à temática ambiental e dividiu os trabalhadores em grupos menores, cada um deles responsável pela interpretação de uma imagem específica. O objetivo foi que os participantes pudessem ter subsídios para pensar sobre a produção e distribuição de bens sociais, a relação disso com o setor de publicidade e a decorrente produção de lixo.
“Com isso, pudemos analisar a importância da preservação ambiental e avaliar o papel da reciclagem nesse contexto, além de auxiliar no desenvolvimento de uma consciência cidadã a partir da valorização do papel desempenhado pelos profissionais de reciclagem”, complementa a palestrante ao falar sobre o uso de imagens como recurso didático.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]