logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança três variedades de cana-de-açúcar em Paranavaí

Variedade RB 036066 será apresentada no evento
Variedade RB 036066 será apresentada no evento

A Universidade Federal do Paraná realiza nesta quarta-feira (9/12), em Paranavaí, o lançamento de três variedades de cana-de-açúcar. O lançamento acontece às 9 horas no Centro de Eventos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Paranavaí. As três variedades foram obtidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA/UFPR/RIDESA), ligado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O Programa faz parte da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA), uma rede formada por dez universidades federais e que realiza pesquisas com cana-de-açúcar. Participam do lançamento o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e o coordenador do Programa de Melhoramento da Cana-de-açúcar, professor Edelclaiton Daros.
As três variedades a serem lançadas são as seguintes: “RB036066”, “RB036088” e “RB036091”. Cada uma delas tem características específicas. A variedade “RB036066” se destaca pelo seu elevado potencial produtivo e elevado teor de sacarose, sendo recomendada até para ambientes D, considerados restritivos. A variedade “RB036088” apresenta excelente colheitabilidade e longevidade, podendo ser considerada um novo modelo de ideótipo para a colheita mecanizada. A variedade “RB036091” tem rápido crescimento e fechamento da entrelinha de plantio, com elevado potencial produtivo e sanidade vegetal.
De acordo com o professor Edelclaiton Daros, coordenador do Programa, a última liberação de variedades da UFPR foi em 2010. “Desde então estamos selecionando materiais e trabalhando muito na obtenção de novas variedades, a fim de oferecermos os melhores materiais para o produtor. Ficamos cinco anos de “stand by” selecionando e avaliando bem as variedades a serem lançadas. São variedades que foram escolhidas estrategicamente pela Universidade e que se completam ao longo da safra, nos mais diferentes ambientes”, acrescenta.
No mesmo evento irá ocorrer também o lançamento do “Livro de Variedades RB”, publicação que descreve os quarenta e cinco anos do programa Variedades RB, já com noventa e quatro variedades. Na visão do professor Edelclaiton, é importante marcar a comemoração das bodas de prata da RIDESA e também relembrar a trajetória de desafios e sucesso da instituição. “É um momento histórico, pois todo o trabalho de anos em pesquisa com cana teria acabado quando o Planalsucar foi extinto em 1990. Teria sido incalculável o prejuízo do país se as Universidades Federais não tivessem se organizado e formado a RIDESA”.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...