ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança o SfoodLab, laboratório especializado na cadeia de alimentos sustentáveis

No dia 15 de março a Universidade Federal do Paraná vai lançar, em um evento online, o Laboratório de Cadeias de Valor de Alimentos Sustentáveis (SfoodLab – Sustainable Food Value Chains Laboratory). O SfoodLab será um espaço para o estudo da indústria de proteínas alternativas, especialmente para pesquisas sobre a carne cultivada em laboratório. O laboratório irá trazer as contribuições das ciências sociais aplicadas para o tema e trabalhar com assuntos como inovação, ecossistemas empreendedores, cadeias de valor e modelos de negócios para proteínas alterativas.

O laboratório vai funcionar no Setor de Ciências Sociais Aplicadas. O espaço é uma iniciativa da Escola de Administração da UFPR e será coordenado pelo professor Germano Glufke Reis, que estuda a indústria dos alimentos sustentáveis desde 2018. “Os objetivos do SfoodLab são contribuir com o desenvolvimento da cadeia de valor de proteínas alternativas, especialmente da carne cultivada, bem como buscar o desenvolvimento de cadeias alimentares mais sustentáveis em geral. O laboratório está engajado com a criação e disseminação de conhecimento sobre tais temas, por meio de diferentes formas (pesquisa, ensino, extensão, assessoria, construção de redes)”, explica o professor.

SfoodLab

O laboratório vai contribuir com informações e embasamento para atores da cadeia de alimentos sustentáveis, vai ajudar a desenvolver modelos de negócios para empresas engajadas na área, vai estudar questões ambientais e de bem-estar animal relacionadas à produção de carne animal convencional. De acordo com o coordenador do laboratório, também será possível “fomentar a formação de um ecossistema empreendedor relacionado a cadeias alimentares sustentáveis, gerar de novas oportunidades de empreendimentos sustentáveis e formar capital humano para atuar em diferentes estágios da cadeia”.

O SfoodLab já conta com colaboradores nacionais e internacionais. No espaço poderão atuar professores, pesquisadores e alunos com diversas formações e de diferentes campos de conhecimento. A construção de redes de relacionamento e troca de conhecimento, envolvendo atores da sociedade, indústria, universidade, terceiro setor, entre outros, é um esforço a ser empreendido pelo SfoodLab. “Além disso, embora o foco principal do laboratório sejam as cadeias da carne de animais (gado, galinha, porco, peixe), diversos tipos de produtos podem ser abordados, como ovos, leite, mel”, afirma o professor Germano.

Carne cultivada

A carne celular é feita em laboratório com células de animas, que não precisam ser abatidos para a produção. Foto: BlueNalu/Divulgação.

A carne cultivada é tipo de carne de origem animal que é desenvolvida sem a necessidade de criar e abater animais. Desta forma, não gera sofrimento animal e minimiza os efeitos ambientais negativos associados à produção convencional de carne. Este tipo de carne é produzida em biorreatores de laboratório com células de animais, com tempo de produção do produto final expressivamente menor do que o necessário para a produção convencional.

Clique aqui para saber mais sobre a carne cultivada e sobre uma das pesquisas orientadas pelo professor Germano.

Quem quiser saber mais sobre o SfoodLab ou sobre as proteínas alternativas pode preencher este formulário.

Curso de extensão

A próxima iniciativa do SfoodLab é um curso de extensão internacional intitulado “Cultivated meat and alt-proteins: socio-economic impacts and consumers’ expectations”. O curso trata dos possíveis impactos das proteínas alternativas e conta com professores da UFPR, da Universidade de Bath (Reino Unido) e da Universidade de Colorado-Boulder (Estados Unidos).

As aulas serão no 7 de março pela manhã, em formato online. Clique aqui para se inscrever.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...