logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR integra grupo de universidades para criação da Rede Sul de Gestão da Informação

O curso de Gestão da Informação da UFPR está participando do processo de formação de uma rede acadêmica da área, que reunirá quatro universidades da região Sul do País. O assunto será discutido em Florianópolis, nos dias 27 e 28 de abril, durante o I Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (CGEI), também organizado com a participação da UFPR.

A Rede Sul de Gestão da Informação, que está em processo  formal de constituição, será um espaço de interação institucional entre as instituições participantes – além da UFPR, as universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) – e outros interessados, da graduação ao pós-doutorado.

A Rede parte da compreensão da Ciência da Informação como amplo campo de conhecimento interdisciplinar e da Gestão da Informação como sub-área com potencial de interação com outras disciplinas, além das tradicionais.

Na programação do Congresso já está confirmada a conferência “Uma explosão cambriana: empreendedorismo e inovação no mundo digital”, que será proferida por Manuel Duarte Mendes Monteiro Laranja, doutor em Economia Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do SPRU – Universidade de Sussex. Atualmente ele é professor associado na Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa – ISEG, responsável pela coordenação do mestrado em Gestão e Estratégia Industrial e por disciplinas nas áreas de Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Gestão Industrial. É coordenador do projeto “indústria 2030 Made by Portugal”, co-chair da RedeValor da Universidade de Lisboa e coordenador da área criação de negócios da KIC EITHealth da Universidade de Lisboa.

Segundo o coordenador do curso na UFPR, professor Rodrigo Botelho-Francisco, a Rede Sul irá contribuir para o diálogo da graduação e pós-graduação da UFPR com a área de Ciência da Informação, constituída nas instituições parceiras da proposta. “Esta sinergia será muito importante para construção e disseminação do conhecimento, bem como para o intercâmbio de pessoas e ideias. A Rede irá contribuir diretamente para fortalecer a identidade da Gestão da Informação”, conta o coordenador.

Ele lembra que o curso de Gestão da Informação da UFPR  foi o primeiro  criado com esta abordagem no Brasil, em 1998. Atualmente existem outros três cursos de Gestão da Informação, nas universidades federais de Pernambuco (UFPE), Goiás (UFG) e Uberlândia (UFU).

A proposta dos organizadores é que o congresso dê início ao processo de reunião e promoção do debate qualificado entre alunos, professores, pesquisadores, editores científicos, mundo produtivo  e atores sociais, tendo em vista a produção interativa de conhecimento relevante. Além das sessões temáticas, que incluirão trabalhos sobre Empresas Juniores e  Iniciação Científica, o evento contará com um Consórcio Mestral e Doutoral estruturado em atividade de discussão de projetos de dissertação e  teses de doutorado. Serão formadas bancas informais constituídas por pesquisadores nas áreas dos projetos submetidos, visando o intercâmbio de ideias e contribuições aos projetos em desenvolvimento com foco em metodologia e epistemologia.

Inscrições e submissão de trabalhos podem ser enviados até dia 27 de março pelo site https://cgeiufsc.com/

Data: 27 e 28 de Abril de 2017

Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis SC

Rua João David Ferreira Lima, s/n – Trindade

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...