UFPR inscreve para cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais

06 agosto, 2014
10:56
Por Gustavo Santos
0
Ensino e Educação

uma das atividades com Língua Brasileira de Sinais na UFPR. Foto: Nicola Jannuzzi

Abriram nesta quarta-feira (06), na UFPR, as inscrições para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais( Libras). As atividades, com a finalidade de favorecer a comunicação com pessoas surdas são desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) em parceria com o Setor de Educação e são gratuitas. Podem participar servidores e estudantes da UFPR e também profissionais da comunidade externa.

O Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais tem carga horária de 120h, compreendendo três módulos, Básico I (40h), Básico II (40h) e Básico III (40h), e contempla, além da comunicação em Libras, conteúdos relativos à história e cultura surda.

As aulas serão ministradas pelos professores surdos da área de Libras da UFPR: Daiane Ferreira, Danilo Silva, Jefferson Diego de Jesus, Marcelo Porto e Maurício Santos.

Para os níveis Básico II e Básico III, serão priorizadas vagas para pessoas que já tenham realizado os módulos I e II na UFPR, anteriormente, ou em outras instituições de ensino, desde que devidamente comprovados.Os servidores docentes e técnicos-administrativos da UFPR terão reserva de vagas em todas as turmas e horários.

Inscrições gratuitas:
de 6 a 18 de agosto de 2014 somente pelo link: http://goo.gl/56yuy1
Divulgação dos Inscritos: 26/08
Período das aulas: Setembro a Novembro (semanalmente)
Horário: das 14h às 17h30
Local das aulas: Prédio Histórico da UFPR
dias e horários dos cursos:

Básico I – 60 vagas
segundas-feiras, das 14h às 17h30
Início em 1 de setembro

Básico I – 30 vagas
quintas-feiras, das 14h às 17h30
Início em 4 de setembro
Básico II – 30 vagas

quartas-feiras, das 18h30às 21h30
Início em 3 de setembro

Básico III – 30 vagas
segundas-feiras, das 14h às 17h30
Início em 1 de setembro

Como forma de incentivar a Língua Brasileira de Sinais e melhorar a comunicação com os surdos, a UFPR mantém profissionais habilitados que fazem a tradução em eventos como palestras, seminários e encontros da instituição. Também está em estudos a implantação da habilitação de Libras no curso de Graduação em Libras.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]