UFPR incentiva empreendedorismo com lançamento do curso de extensão “Bota pra Fazer”

13 agosto, 2014
13:00
Por
0
Extensão e Cultura

O reitor em exercício da UFPR, Rogério Mulinari (à dir.), participou da abertura do novo curso. Foto: Ana Assunção.

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) deu ontem um novo e importante passo para fortalecer ainda mais o relevante papel que desempenha à sociedade no campo da extensão: o lançamento do curso “Bota Pra Fazer”. Com quatrocentos alunos já na primeira turma, a iniciativa é uma parceria da Agência da Inovação da UFPR com o Instituto Empreender Endeavor e objetiva desenvolver o empreendedorismo dos alunos, orientando-os a identificar oportunidades e a criar novos negócios.
As aulas serão desenvolvidas entre agosto e o final de novembro, com duração de noventa horas (sessenta on line e trinta presenciais), distribuídas em onze módulos. Uma palestra do engenheiro Caio Bonatto, CEO da Tecverde (empresa de tecnologia focada na construção civil), abriu o curso, com as presenças do reitor em exercício da UFPR, professor Rogério Andrade Mulinari; do diretor-executivo da Agência de Inovação, Emerson Carneiro Camargo; e do coordenador do “Bota Pra Fazer”, Fernando Antônio Prado Gimenez.
De acordo com Mulinari, o curso se insere no objetivo da Reitoria de a UFPR ser cada vez mais útil à sociedade e afirmou que o aluno não deve apenas esperar que alguém venha buscá-lo na Universidade para aplicar seus conhecimentos. “Nós temos que disponibilizar sua capacitação, com ações tangíveis, para que todo seu potencial seja aproveitado e ele aprenda a ser não apenas aluno, mas um profissional bem sucedido. É isso o que o ´Bota pra Fazer´ oferece, programa que já foi testado e aprovado com sucesso”, comentou.
Emerson Camargo explicou que o curso surgiu de diagnóstico, feito junto aos próprios alunos da UFPR, de que na sua formação faltavam conhecimentos sobre empreendedorismo. “O curso é muito prático e objetivo. Nós formamos pessoas para serem empreendedoras, atingindo toda a comunidade acadêmica”, disse. Segundo o diretor-executivo da Agência de Inovação, o curso explicará aos estudantes inclusive onde buscar linhas de financiamento para seus projetos.
Cultura do empreendedorismo
O coordenador do “Bota Pra Fazer”, Fernando Antônio Prado Gimenez, disse que, dos quatrocentos aprovados (os nomes estão no site http://www.inovacao.ufpr.br/), 351 têm origem em cursos de graduação e 49 em pós-graduação. “Nós queremos que o curso seja um mecanismo de disseminação da cultura do empreendedorismo na UFPR como um todo. Outro objetivo é fazer os estudantes perceberem e desenvolverem suas competências, de maneira a que no final elaborem um plano e montem seus próprios negócios”, explicou.
O engenheiro civil Caio Bonatto, ex-aluno da UFPR e CEO da Tecverde (empresa de tecnologia criada há cinco anos e focada na construção civil), parabenizou a Reitoria e a Agência de Inovação pelo lançamento do curso. “Cada vez mais, a academia abre seus olhos para o empreendedorismo. É o que a UFPR está fazendo e o que fazemos também na nossa empresa, que torna a construção civil mais sustentável”, disse.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]