logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR inaugura Centro de Excelência de Pesquisa em Biomassa e Carbono

Buscar formas de amenizar efeitos do aquecimento global, no contexto das mudanças climáticas, é a meta do Centro de Excelência de Pesquisa em Biomassa e Carbono da UFPR (Biofix), que será inaugurado nesta sexta-feira (20), às 14h30. A solenidade de inauguração será no auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), campus II de Engenharia Florestal, Jardim Botânico.

Durante o evento, que visa apresentar as instalações e mostrar o trabalho desenvolvido pelo Centro, será plantada uma muda de erva-mate e os participantes poderão assistir um vídeo institucional. De acordo com o coordenador do Biofix, Carlos Sanquetta, a erva-mate foi escolhida como símbolo de inauguração por ser uma espécie de pequeno porte e nativa da região, além disso, o plantio representará uma homenagem às pessoas que já contribuíram com a Universidade, especialmente aos falecidos, e aos que lutam pela causa da ambientação e mudanças climáticas. “A árvore simboliza a flora e a vegetação que tem capacidade de fixar carbono, além de integrar a cultura local”.

A UFPR, que foi a primeira escola de Engenharia Florestal no Brasil, agora conta com uma área de infraestrutura e equipamentos voltados ao monitoramento e soluções ambientais. Segundo Sanquetta, tanto a UFPR quanto o Estado do Paraná foram premiados com o apoio de vanguarda nesta área.

A construção do laboratório da UFPR durou quatro anos e foi viabilizada em parceria com a Petrobras, com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e com a Funpar. Mais informações sobre a solenidade podem ser obtidas no cerimonial da UFPR (e-mail cerimonial@ufpr.br ou telefones 3360-5157 ou 3360-4264.

Serviço:
Solenidade de Inauguração do Biofix
Data: 20 de setembro
Horário: 14h30
Local: Auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), campus II de Engenharia Florestal, Rua Lothário Meissner, 900 – Jardim Botânico.
Entrada Franca

Flaécia Gomes, com orientação de Celsina Favorito.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...