

Com a obra “Psiquismo e vida: sobre a noção de Trieb nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche”, de Eduardo Ribeiro, a UFPR conquistou o 2º lugar na categoria Psicologia e Psicanálise do Prêmio Jabuti 2013. É a primeira vez que uma obra, publicada pela Editora da Instituição, conquista esse prêmio.
Segundo Maria Lúcia Cacciola, professora de Filosofia da USP e autora do prefácio da obra, Ribeiro convida, através de seu texto, “a repensarmos o trabalho de Freud no seu estatuto de ciência e nas suas peculiaridades em relação às demais ciências positivas, alargando seu campo de abrangência e mostrando sua atualidade também como obra de reflexão filosófica”.
O autor, Eduardo Ribeiro da Fonseca, é professor da PUC Paraná e receberá, assim como os demais ganhadores do primeiro e terceiro lugares de cada uma das 27 categorias, o Troféu Jabuti 2013. A divulgação dos vencedores do Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção está programada para o dia 13 de novembro. Além do Troféu Jabuti Dourado, seus autores receberão R$ 35 mil. Mais informações podem ser visualizadas em http://www.premiojabuti.com.br/resultado-vencedores-2013.
Celsina Favorito