ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR foi contemplada em 97 projetos na Chamada Universal do CNPq para apoio financeiro à pesquisa

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberá apoio financeiro para 97 projetos de pesquisa selecionados na edição de 2018 da Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado deixa a UFPR como a 14ª universidade mais contemplada no País.

A Chamada Universal do CNPq tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação do País, em qualquer área do conhecimento. Dividida nas categorias A, B e C, a iniciativa prevê valores diferenciados para diferentes categorias de pesquisadores. Na UFPR, foram 44 projetos selecionados na modalidade A, 32 na modalidade B e 21 na modalidade C que abrangem 36 distintas áreas do conhecimento.

Com retração de investimentos devido à conjuntura econômica do País desde 2016, este ano o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações disponibilizou os recursos para o pagamento integral de todas as parcelas da última Chamada Universal, lançada em 2016, tornando possível a reabertura da submissão de propostas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, salienta que são as universidades públicas as responsáveis pela produção de mais de 80% do conhecimento científico no Brasil. “Dentro destas universidades, grande parte da produção vem dos vários incentivos e aportes financeiros, com destaque ao CNPq – instituição que sempre apoiou a ciência. Portanto nós, pesquisadores, aguardávamos ansiosamente a reabertura desta chamada que ficou por quase dois anos sem ser editada, o que casou um enorme atraso em pesquisas e dificuldades consideráveis para o avanço do conhecimento”.

Segundo Mendonça, este resultado aponta o reconhecimento da produção do conhecimento realizada pelos pesquisadores da UFPR. Ele destaca que a submissão de propostas é feita de forma individual e pessoal, em face da vontade de cada profissional por fazer pesquisa. “Temos um conjunto de pesquisadores com potencial para galgar posições ainda melhores, por isso temos feito esforços para incentivar a pesquisa na universidade buscando sua valorização e a criação de iniciativas nesse sentido”.

Neste ano, a universidade abriu sete editais de fomento à pesquisa com recursos próprios, um deles financiando pesquisas diretamente. “Este edital universal interno nos deu um alento neste deserto dos recursos financeiros via CNPq. PRPPG e UFPR sempre caminharão nesta direção do apoio à pesquisa. A nossa perspectiva é que a pesquisa na universidade cresça mais do que tem sido reconhecida ultimamente”.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de duzentos milhões de reais, sendo cinquenta milhões oriundos do orçamento do CNPq e cento e cinquenta milhões oriundos do FNDCT/Fundos Setoriais, a serem liberados em até três parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira no CNPq.

Confira os pesquisadores contemplados.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...