logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR firma parceria com Confraria de Ex-Atletas do Coritiba

Mulinari (à. dir.), com Buttini: "É um privilégio para a UFPR fazer parte deste projeto". Imagem: Samira Chami Neves.
Mulinari (à dir.), com Buttini: “É um privilégio para a UFPR fazer parte deste projeto”. Imagem: Samira Chami Neves.

O vice-reitor da UFPR no exercício da Reitoria, Rogério Andrade Mulinari, e o presidente da Confraria de Ex-Atletas do Coritiba Foot Ball Clube, Sidnei Buttini, assinaram termo de cooperação técnica que garantirá o apoio técnico e logístico da Universidade Federal do Paraná à implantação de uma escola de futebol para jovens com idade entre seis e 17 anos.

Paralelamente, os alunos e servidores docentes e técnico-administrativos professores dos cursos da UFPR envolvidos no projeto – Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, entre outros – terão a possibilidade, de forma articulada, de aplicar seus conhecimentos científicos e de contribuir para a formação integral de cidadãos.

As atividades serão desenvolvidas, provavelmente a partir de agosto, no campo de futebol e nas estruturas anexas do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no bairro Cabral, em Curitiba. O coordenador do projeto será o professor Anderson Zampier Ulbrich, lotado na Coordenação do Curso de Medicina e na Unidade Escola de Promoção da Saúde da UFPR, na área de Promoção à Saúde.

Os ex-atletas do clube também contribuirão com o projeto transmitindo seus conhecimentos táticos e técnicos aos alunos. O projeto estabelece que, em cada categoria, 40% dos participantes sejam estudantes da rede pública de ensino. As Secretarias Estadual e Municipal de Educação, em parceria com a UFPR e a Confraria, também participarão do projeto na seleção dos alunos.

Alcance social

Mulinari destacou a importância do projeto. “Nós trabalhamos muito para que este projeto se tornasse realidade. É um privilégio para a UFPR fazer parte dele”, comentou, o vice-reitor, que destacou as linhas de atuação da iniciativa. “É importante destacar a vertente da saúde do projeto, que vai desenvolver um trabalho de profilaxia e prevenção de doenças dos jovens atletas”, afirmou.

O diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, também elogiou a iniciativa, sobretudo no seu caráter social. Já Anderson comentou a importância das atividades acadêmicas que serão desenvolvidas. Sidnei Buttini fez um agradecimento à UFPR pela parceria. “É um prazer fazer uma parceria com uma instituição competente como a UFPR”, disse o presidente da Confraria de Ex-Atletas do Coritiba.

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...