

Uma parceria entre a UFPR, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e as Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) traz nesta quinta-feira (22) o historiador e pedagogo António de Sampaio da Nóvoa para uma palestra em Curitiba. O evento, que tem como tema “Portas para o Futuro”, acontecerá às 19h30 no Auditório Cordeiro Clève da UniBrasil, no Tarumã. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site da instituição. As vagas são limitadas.
António Nóvoa é doutor em História pela Universidade de Paris IV- Sorbonne e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra. Foi reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013. Dedica-se a estudos em história da educação e em educação comparada. Lecionou, também, em importantes universidades estrangeiras, como Genebra, Paris V, Wisconsin, Oxford e Columbia (Nova York). É autor de mais de 150 títulos (livros e artigos), publicados em doze países.
Perguntado sobre as diferenças entre a educação brasileira e portuguesa, responde: “Há diferenças muito significativas, ainda que os problemas com que nos deparamos sejam sempre os mesmos em todo o mundo. Como construir uma escola que promova a aprendizagem de todos os alunos? Como construir pedagogias adaptadas às novas gerações e aos novos tempos? Como conseguir que a sociedade assuma as suas próprias responsabilidades educativas, sem enviar tudo para dentro da Escola? Etc. Etc. No caso brasileiro o aspecto mais chocante é a separação que existe entre escolas públicas e escolas privadas. No caso português as escolas públicas são tão boas ou melhores do que as escolas privadas. Por outro lado, a formação de professores atingiu um nível de qualidade, em toda a Europa, que ainda não existe no Brasil. Mas, no vosso país, existe uma dimensão de futuro e esperança que se perdeu na Europa”.
Serviço:
UniBrasil Futuro com António Nóvoa
Data: 22/05 (quinta feira)
Horário: 19h30
Local: Faculdades Integradas do Brasil – Rua Konrad Adenauer, 442 – Auditório Cordeiro Clève – Bloco 06
Entrada: Gratuita, com vagas limitadas*
*As inscrições garantem lugar no auditório, somente, até às 19h15.
Com informações da UniBrasil