logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Universidade de Soka, no Japão, discutem ampliação de convênio que já dura 28 anos

Representantes da Universidade de Soka, no Japão, que é uma das mais antigas parcerias internacionais da Universidade Federal do Paraná, reuniram-se com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, nesta sexta-feira (21), para estreitar as relações e discutir a ampliação do convênio existente há 28 anos ininterruptos entre as instituições.

Segundo o reitor Ricardo Marcelo é objetivo da atual gestão ampliar o processo de internacionalização da UFPR. Nesse sentido, a intenção é expandir o convênio com a universidade japonesa, hoje restrito ao nível de graduação, também para os cursos de pós-graduação.

A Universidade de Soka está participando de um programa federal japonês que a caracterizou como uma universidade internacional super global. A meta da instituição é ampliar o número de alunos estrangeiros nos próximos sete anos. De acordo com o coordenador de políticas linguísticas junto à Agência UFPR Internacional, Luiz Gardenal, a UFPR foi escolhida como universidade estratégica para expandir essa relação internacional.

Foto: André Filgueira

Ryohei Tanaka, vice-reitor da instituição japonesa, disse que é uma honra poder realizar esse convênio com uma das universidades mais tradicionais do Brasil. “Por meio desta parceria recebemos, todos os anos, estudantes excepcionais, que se dedicam ao máximo nos estudos, de forma exemplar. A partir desse próximo passo, que visa receber alunos de pós-graduação e professores, tenho certeza que essa relação se tornará ainda mais próxima”, afirmou.

O estudante de Economia Jo Kitamura – que também participou da reunião – está no Brasil há cinco meses estudando disciplinas de Economia, Geografia e Literatura e conta que está gostando muito de vivenciar experiências tão diferentes. “Apesar das diferenças, estou totalmente satisfeito com o ensino aqui na UFPR”, relata o japonês, que ficará no país por mais seis meses, mas já planeja voltar no futuro.

Foto: André Filgueira

Durante os 28 anos de cooperação, cerca de 100 estudantes realizaram intercâmbios com duração de um ano acadêmico. Atualmente há três estudantes e uma instrutora de língua japonesa da Universidade Soka atuando na UFPR e uma estudante da UFPR em Tokyo, no Japão.

O diretor da Agência UFPR Internacional, professor André de Macedo Duarte, destacou a necessidade da internacionalização para o processo do conhecimento. “O salto no conhecimento depende sempre de relações externas. É muito interessante a ampliação dessa parceria, para que, além de receber intercambistas, possamos levar mais alunos a estudarem no Japão. Assim, eles voltarão mais qualificados, repercutindo positivamente na produção do conhecimento no Brasil”, explica.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...