

“Não temos muitos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e queremos ampliar parcerias nesta área, por isso, tentamos aproximar as relações institucionais com o ícone que é a UFPR, nossa coirmã paranaense.” O comentário foi feito pelo reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univale), Mário César dos Santos, em visita à UFPR, na última sexta-feira (11).
O reitor Zaki Akel Sobrinho manifestou interesse nas parcerias, pois “produzem desenvolvimento mútuo, além de contribuir na geração de novas linhas de pesquisas”. Zaki ressaltou ainda, que ao entrar em seu segundo centenário, a UFPR passará por um grande momento de expansão, por isso, a importância de novos convênios.


Esta não será a primeira parceria entre as duas, já que desde 2010, a Univale recebe servidores da UFPR no mestrado profissional de Gestão de Políticas Públicas e publicações nas áreas de Ciências Farmacológicas e de Engenharia Química.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, professor Edilson Silveira, a Universidade “deu uma alavancada muito importante na área de pesquisa com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)”. No momento, a Instituição possui 121 programas de pós-graduação, 46 no doutorado e 75 no mestrado.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univale, Valdir Cechinel Filho, e o coordenador do mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas, Flávio Ramos.
Flaécia Gomes, com orientação de Celsina Favorito.