logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Prefeitura de Toledo reúnem-se para fortalecer parceria

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz reuniram-se nesta terça-feira (28/06) com o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, para tratar da cooperação entre o Município e a universidade visando o reforço da estrutura de formação de profissionais de saúde. Desde 2016 a UFPR mantém em Toledo o curso de Medicina, cuja primeira turma irá se formar este ano.

Esta foi a primeira visita do reitor a Toledo desde o início da pandemia, em 2020. “O contato presencial é fundamental para fortalecer parcerias como a que temos com a Prefeitura de Toledo, que dá um apoio fundamental para a manutenção do curso de Medicina na cidade”, disse o reitor.

Comitiva da gestão da UFPR em visita à prefeitura do município de Toledo, oeste do estado do Paraná. Foto: Sucom

 

Durante a reunião – que também teve a participação da diretora do Campus Toledo da UFPR, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, e da secretária municipal de Saúde, Gabriela Kucharski –, o vice-prefeito informou que está prevista para a segunda quinzena de agosto a conclusão das obras do Hospital Regional de Toledo, que servirá como hospital-escola para os estudantes de Medicina da UFPR.

Outro tema do encontro foi o projeto de construção de uma unidade com ambulatório de especialidades e outros espaços para formação dos futuros médicos, em terreno doado pela Prefeitura à UFPR. O reitor Ricardo Marcelo informou que a UFPR já possui o projeto arquitetônico da obra, mas que as restrições orçamentárias atuais impedem novos investimentos neste momento. O orçamento das universidades públicas federais vem sofrendo sucessivos cortes nos últimos meses, o que dificulta até mesmo o atendimento às despesas de custeio.

A intenção da UFPR é ampliar a oferta de cursos na área da saúde em Toledo, abrindo vagas em áreas como Enfermagem e Fisioterapia. Mas, segundo o reitor, não há previsão de data para que isso ocorra, em razão dos mesmos cortes no orçamento da universidade.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Administração, Marco Cavalieri; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Douglas Ortiz Hamermuller; o diretor de Desenvolvimento e Integração dos Campi, Renato Bochicchio; a chefe de gabinete da Reitoria, Marinês de Pauli Thomaz; o superintendente de Comunicação e Marketing, Carlos Rocha; e a professora Ana Carla Zarpelon Shultz, suplente de direção do campus Toledo.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...