logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Prefeitura de Paranaguá iniciam debate para formação de nova parceria

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, e o vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, receberam hoje o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten. O objetivo da reunião foi iniciar as discussões visando a formação de uma nova parceria entre a UFPR e a prefeitura, que deverá incluir cinco áreas: saúde, meio ambiente, cultura, questão fundiária e qualificação de pessoal.

Um grupo de trabalho, formado por representantes das duas organizações, será formado para elaborar um termo de cooperação detalhando os projetos que podem ser desenvolvidos entre a UFPR e a Prefeitura de Paranaguá.

“A UFPR já está na região há dez anos com o Setor Litoral. Temos ainda o Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná. E o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá. Queremos, sem dúvida, ter uma posição mais forte em Paranaguá”, explicou Zaki Akel Sobrinho. “Os projetos também são interessantes porque podemos envolver os nossos alunos, ajudando na sua formação”.

O reitor afirmou ainda que a UFPR pode ser importante, entre várias coisas, na formação de técnicos no campo da gestão pública. A UFPR também colaborou com a elaboração do Plano Diretor da Prefeitura de Paranaguá. Zaki lembrou, finalmente, que vem debatendo, junto com os prefeitos da região e o Governo do Estado, a maneira de a Universidade oferecer ainda mais apoio às cidades do Litoral.

Desenvolvimento

De acordo com Edison Kersten, Paranaguá tem interesse no desenvolvimento de vários projetos, como a qualificação dos servidores públicos e a realização de cursos profissionalizantes e de pós-graduação.  “Temos total interesse nesta parceria. Pelas características portuárias da cidade, que na época da safra recebe cerca de cinco mil caminhoneiros, podemos desenvolver vários projetos importantes para o município”, comentou o prefeito.

Participaram da reunião as pró-reitoras de Planejamento e de Cultura da UFPR, respectivamente Lúcia Regina Montanhini e Deise Picanço; o controlador-geral e ou ouvidor da Prefeitura de Paranaguá, Paulo Charlub farah e Leão Salomão Neto; e ainda o chefe de gabinete do reitor, Alzir Felip Buffara Antunes.

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...