Imagem Padrão

UFPR e prefeitura de Curitiba assinam termo de cooperação e renovam parceria com Suécia e Holanda

12 dezembro, 2016
13:42
Por
UFPR
30699262954_c711d2f840_k

Imagem: Marcos Solivan / ACS

Na última sexta-feira, dia 9, a Universidade Federal do Paraná e a prefeitura de Curitiba ampliaram sua rede de colaborações. Os órgãos assinaram um termo de cooperação técnica e científica para o desenvolvimento de análises e projetos voltados à redução da violência e também renovaram a parceria, junto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Positivo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e institutos de pesquisa, com universidades suecas e holandesas para promover o desenvolvimento sustentável.

O Observatório Municipal de Segurança Pública, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e a UFPR, por meio do Centro de Estudo Segurança Pública e Direitos Humanos (CESPDH), vão trabalhar juntos para organizar informações técnicas e desenvolver estudos e projetos nas áreas de segurança pública e direitos humanos.

O secretário municipal da Defesa Social, Renê Roberto Witek, explicou que a Prefeitura já elabora o mapa da violência na cidade e ressaltou a importância da oficialização do Termo de Cooperação Técnica como um marco desta parceria. Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a Universidade se dedica cada vez mais à resolução de problemas concretos da sociedade. “A UFPR vai colocar à disposição desta parceria os conceitos, teorias e conhecimentos que são aplicáveis na vida prática da cidade, e acredito que a partir daí, em parceria com o Imap, as soluções deverão ser construídas com a participação de cidadãos e conselhos”, afirmou.

“Pretendemos, a partir desta leitura de dados, indicar ou pelo menos perceber qual é o impacto da violência, traduzida nos dados coletados e processados pelo município, na questão dos direitos humanos”, explicou o professor José Antonio Peres Gediel, pesquisador do CESPDH.

A cerimônia na sede da prefeitura também contou com uma atualização sobre as pesquisas desenvolvidas por membros de universidades suecas e holandesas junto da administração municipal e das instituições curitibanas. Os estudos são baseados em acordos firmados desde 2013 e tratam de temas como ciclomobilidade, tratamento de resíduos e qualidade do ar. O novo documento garante que a parceria internacional continue ativa por mais dois anos, assegurando a continuidade dos projetos.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]