logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e prefeitura de Curitiba assinam termo de cooperação e renovam parceria com Suécia e Holanda

30699262954_c711d2f840_k
Imagem: Marcos Solivan / ACS

Na última sexta-feira, dia 9, a Universidade Federal do Paraná e a prefeitura de Curitiba ampliaram sua rede de colaborações. Os órgãos assinaram um termo de cooperação técnica e científica para o desenvolvimento de análises e projetos voltados à redução da violência e também renovaram a parceria, junto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Positivo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e institutos de pesquisa, com universidades suecas e holandesas para promover o desenvolvimento sustentável.

O Observatório Municipal de Segurança Pública, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e a UFPR, por meio do Centro de Estudo Segurança Pública e Direitos Humanos (CESPDH), vão trabalhar juntos para organizar informações técnicas e desenvolver estudos e projetos nas áreas de segurança pública e direitos humanos.

O secretário municipal da Defesa Social, Renê Roberto Witek, explicou que a Prefeitura já elabora o mapa da violência na cidade e ressaltou a importância da oficialização do Termo de Cooperação Técnica como um marco desta parceria. Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a Universidade se dedica cada vez mais à resolução de problemas concretos da sociedade. “A UFPR vai colocar à disposição desta parceria os conceitos, teorias e conhecimentos que são aplicáveis na vida prática da cidade, e acredito que a partir daí, em parceria com o Imap, as soluções deverão ser construídas com a participação de cidadãos e conselhos”, afirmou.

“Pretendemos, a partir desta leitura de dados, indicar ou pelo menos perceber qual é o impacto da violência, traduzida nos dados coletados e processados pelo município, na questão dos direitos humanos”, explicou o professor José Antonio Peres Gediel, pesquisador do CESPDH.

A cerimônia na sede da prefeitura também contou com uma atualização sobre as pesquisas desenvolvidas por membros de universidades suecas e holandesas junto da administração municipal e das instituições curitibanas. Os estudos são baseados em acordos firmados desde 2013 e tratam de temas como ciclomobilidade, tratamento de resíduos e qualidade do ar. O novo documento garante que a parceria internacional continue ativa por mais dois anos, assegurando a continuidade dos projetos.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...