logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Polícia Federal realizam evento sobre ciências forenses

FORENSIC-SCIENCE-facebookO Departamento de Geologia da UFPR uniu-se à Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná para colocar estudantes e especialistas em contato e estimular as discussões sobre as ciências forenses. Durante o I Colóquio Sul-Brasileiro sobre Pesquisas em Ciências Forenses, a intenção é promover o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica brasileira e as unidades oficiais de Perícia Criminal do país, incentivando o diálogo e divulgando conhecimentos científicos e tecnológicos sobre o tema.

Apesar de soar como uma área de atuação muito específica, as ciências forenses envolvem abordagem em diversas frentes, como Geologia, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Odontologia, Agronomia, Biologia, Química, Medicina, Direito, Física, Farmácia, Bioquímica, entre outras.

Assim, no intuito de contemplar a maior abrangência possível, a programação do evento é composta por dez palestras e uma mesa-redonda, versando sobre o desenvolvimento técnico-científico das ciências forenses no Brasil, abordando tópicos de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e mais. À frente desses conteúdos, estarão 13 palestrantes e convidados de seis instituições diferentes, compartilhando as pesquisas e as técnicas desenvolvidas no país e no mundo, tanto em âmbito acadêmico como na prática profissional.

As inscrições, abertas ao público em geral, poderão ser realizadas até o dia 08 de novembro, mediante preenchimento de formulário disponibilizado no site do evento, respeitando o limite de 220 participantes. Não há cobrança de taxa de inscrição, mas sim a doação simbólica de um quilo de alimento não perecível (exceto sal). O montante arrecadado será destinado ao Instituto AMA (Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer).

O I Colóquio Sul-Brasileiro sobre Pesquisas em Ciências Forenses será realizado dias 19 e 20 de novembro, no auditório da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná (rua Professora Sandália Monzon, 210 – bairro Santa Cândida, em Curitiba).

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...