ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é a primeira universidade federal brasileira a retomar atividades totalmente presenciais; veja fotos

Depois de dois anos de ensino remoto, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) retornou, nesta segunda-feira (14), com todas as atividades na modalidade presencial. Cerca de 38 mil alunos de graduação e de pós-graduação voltaram a frequentar 11 campi da universidade, distribuídos em quatros cidades do Paraná. No litoral do estado, os campi de Matinhos e de Pontal do Paraná devem retornar às aulas presenciais após o Carnaval.

A retomada foi possível após análise da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na UFPR, que indicou melhora significativa no quadro da pandemia de Covid-19 na região. O calendário acadêmico iniciou em 31 de janeiro, na modalidade híbrida.

A UFPR possui 136 cursos de graduação, 126 especializações e 88 programas de pós-graduação. Fotos: Marcos Solivan

Para circular nas dependências da universidade, é obrigatório apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. A medida vale para estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e temporários e demais pessoas da comunidade interna e externa. Mais de 95% dos estudantes da instituição já inseriram o documento no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga).

As pessoas com contraindicação médica para a imunização devem apresentar declaração assinada por médico com registro no Conselho Regional de Medicina. Aqueles que não realizaram a imunização contra a Covid-19 terão o acesso presencial à universidade condicionado à apresentação periódica de exame tipo RT-PCR ou antígeno com resultado negativo para SARS-CoV-2 a cada 72 horas, que também deverá ser inserido no Siga.

Professores e aluno preferem modalidade presencial

O professor Paulo Evangelista, do curso de Biologia, ministrou, na manhã desta segunda-feira (14), sua primeira aula presencial depois de dois anos e se sentiu estimulado pela presença dos alunos. “Esse contato que temos com eles é fundamental até para darmos uma aula mais dinâmica, mais agradável. O período remoto foi muito importante, mas a troca de conhecimento, de olhares e de conversa de forma presencial é muito melhor”, destaca.

Aula de Anatomia e Estologia Comparada

Segundo outra professora de Biologia, Flavia Sant’Ana Rios, que já lecionou disciplinas práticas no final de 2021, a empolgação dos estudantes é diferente na modalidade presencial. “Eles estão animados com o retorno e participaram bastante da aula. Temos tudo para termos um semestre maravilhoso”.

Já para a estudante de Enfermagem Gabriella Roque, conhecer a universidade presencialmente tem sido uma experiência diferente. Ela ingressou no curso no segundo semestre de 2022 e, até então, não tinha estado na UFPR. “Esse era um momento bastante esperado depois de tanto tempo. Conheci todos os meus colegas virtualmente e agora estou encontrando-os cara a cara. O presencial faz muita diferença”, revela.

Gabriella de verde (terceira da esquerda para direita) e seus colegas de Enfermagem, que só se conheceram pessoalmente agora

Os professores estão reforçando todas as medidas de biossegurança e tudo tem corrido dentro do esperado. “Os alunos estão apresentando um comportamento adequado e, assim, seguimos mais confiantes para continuar”, afirma Evangelista.

Restaurantes Universitários

Os Restaurantes Universitários (RUs) da UFPR estão funcionando desde 31 de janeiro, juntamente com o retorno do calendário acadêmico. Os Rus oferecem alimentação no local ou a opção de marmita para os usuários que quiserem se alimentar fora dos refeitórios, como alternativa para garantir a biossegurança e reduzir as chances de contaminação com o coronavírus.

Para acessar os restaurantes, os usuários devem apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 ou laudo de resultado negativo de exame para testagem do coronavírus, emitido em até 72 horas. A recomendação é que as pessoas já entrem nos ambientes com o comprovante em mão, para evitar a formação de filas. Em breve, os restaurantes devem integrar o Siga, dispensando essa verificação manual.

Todos podem utilizar a plataforma CHECK UFPR, que monitora e alerta a incidência de novos casos

O uso de máscara é obrigatório para acessar o buffet e circular pelo local. A retirada somente é permitida no momento da alimentação. Os restaurantes disponibilizam dispensadores com álcool em gel 70% e pias com água e sabão para higienização das mãos dos, além de garantirem distanciamento e controlar a ocupação dos locais, de acordo com as normas sanitárias de cada município.

Casos suspeitos e confirmados

Os casos suspeitos de Covid-19 devem ser relatados ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (Nepes), que irá rastrear as pessoas que tiveram contato com um caso suspeito ou confirmado. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos. As coordenações de curso (em caso de alunos) e as chefias imediatas (em caso de trabalhadores) também devem ser informadas.

A comunidade da UFPR pode entrar em contato com o Nepes pelos telefones (41) 98482- 0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail nepes@ufpr.br para esclarecimento de dúvidas, orientações e comunicações.

Clique aqui para acessar outros documentos, guias e tutoriais sobre o retorno presencial.

Galeria de imagens

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...