UFPR disponibiliza notícias em áudio para rádios e podcasts

18 maio, 2021
12:31
Por
0
UFPR

A Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) da Universidade Federal do Paraná está ampliando a divulgação da produção científica da instituição através do +UFPR. A partir de agora, a Sucom passa a oferecer um serviço gratuito de notícias em áudio de alta qualidade para rádios, podcasts e outros canais de distribuição de conteúdo.

Na página, é possível acessar notícias de interesse público geral, formatadas em áudio, seguindo padrões jornalístico. O objetivo é auxiliar rádios e podcasts, oferecendo material jornalístico com foco em educação e ciência, fortalecendo também a presença da UFPR na comunidade, como explica o professor Carlos Rocha, superintendente de Comunicação. “É um trabalho muito importante para a comunicação da UFPR com o público em geral. Essa proposta de materiais prontos para rádios procura aproximar e disseminar o conhecimento gerado na UFPR. Os áudios foram planejados para terem dois minutos apenas, e mesmo assim, mostrar os principais destaques da semana”.

O projeto é uma parceria com a Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra UFPR), que envolve os polos avançados da Universidade no interior do estado. “Um grupo de jornalistas da Sucom se dedica a produzir esses materiais e adequar a linguagem para rádio para distribuição gratuita e com qualidade”, conta Rocha.

O diretor da Integra UFPR, professor Renato Bochicchio, enfatiza a importância da nova ferramenta de comunicação: “Para uma universidade que efetivamente está representada no Paraná, a iniciativa do +UFPR compõe estratégia fundamental de difusão, em modo contínuo, das informações mais relevantes da UFPR, de forma clara e eficiente, por meio das rádios em todas as regiões do estado. A Integra compõe parceria com o +UFPR ao estabelecer comunicação permanente com dezenas de rádios do interior e litoral do estado. Essa parceria aumenta a efetividade na repercussão e audiência de conteúdos de qualidade, tornando os campi interiorizados da UFPR cada dia mais conhecidos, valorizados e referenciados socialmente”.

Como acessar
O serviço do +UFPR é gratuito e livre de cadastro prévio. As produções têm licença Creative Common CC-BY-ND, que permite a cópia e redistribuição em qualquer meio ou formato, inclusive comercial. A única restrição existente é a não permissão de edição, transformação ou remixagem do conteúdo.

Os arquivos são produzidos semanalmente em formato .mp3, com taxa de 320 kbps, e são disponibilizados na página +UFPR, no site da UFPR, com download facilitado.

Para conhecer, salvar e utilizar os materiais, basta acessar o site https://homologa.ufpr.br/superintendencia-de-comunicacao-social-jornalismo-sucom/noticias-para-radios/.

 

André Filgueira, Lais Murakami

Imagem em destaque: Michał Karoń, Pixabay

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]