logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR discute parceria com Prefeitura de Curitiba para implantação de Modelo de Desenvolvimento Esportivo

Zaki (centro): "“Fiquei muito feliz de saber que a proposta do modelo é que as atividades sejam multidisciplinares",  Imagem: Ana Assunção.
Zaki (centro): ““Fiquei muito feliz de saber que a proposta do modelo é que as atividades sejam multidisciplinares”. 
Imagem: Ana Assunção.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, reuniu-se hoje (dia 17) com o secretário de Esportes da Prefeitura de Curitiba, Aluisio de Oliveira Dutra Jr, para debater a implantação de um Modelo de Desenvolvimento Esportivo. A UFPR participará do projeto com sua experiência e conhecimento no campo de políticas públicas para, em parceria com a prefeitura, criar um modelo de desenvolvimento do esporte em todos os seus aspectos.

Será formado um grupo – com técnicos da UFPR e da prefeitura – para elaborar um plano de ações e um cronograma de trabalho. A próxima etapa será a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o reitor Zaki Akel e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, iniciando a colocação do projeto em andamento. A iniciativa é parte de um projeto nacional de desenvolvimento do setor, que envolve o Grupo de Trabalho do Sistema Nacional de Esporte, do qual faz parte o professor da UFPR Fernando Mezzadri.

Zaki Akel Sobrinho destacou a importância da parceria. “Fiquei muito feliz de saber que a proposta do modelo é que as atividades sejam multidisciplinares, começando na base – as escolas – e envolvendo todos os aspectos ligados ao esporte, como a saúde e a competição”, comentou.

UFPR é referência

O secretário do Esporte de Curitiba ressaltou o papel da UFPR no processo. “Queremos aproveitar a estrutura acadêmica da UFPR para desenvolver este modelo, já que a Universidade é a principal referência na área de políticas públicas multidisciplinares no campo do esporte. Vamos utilizar, portanto, o que de melhor existe nesta área”, comentou o secretário Aluisio de Oliveira Dutra Jr, ao lado do assessor técnico da secretaria, Eros Mathoso.

O professor Fernando Mezzadri lembrou a importância desta integração de áreas para o desenvolvimento do esporte. “É muito importante pensar um modelo nacional de esporte, desde a base, integrando várias Secretarias, como Educação, Saúde, Mulher e Cultura”, comentou.

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...