logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR discute formação de novas parcerias com instituições de ensino superior da Polônia

O vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Andrade Mulinari, recebeu hoje (dia 20) uma comitiva formada por 13 representantes do governo e de instituições de ensino superior da Polônia interessados em firmar intercâmbio com a UFPR envolvendo estudantes, professores e pesquisadores de cinco áreas: Medicina, Administração/Finanças, Tecnologia, Relações Internacionais e Agricultura.

Liderada pelo cônsul-geral da Polônia no Brasil, Marek Makowski, e pelo representante do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Ensino Superior da Polônia, Tomasz Kollat, o grupo foi recebido por Mulinari e pelo assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira.

O vice-reitor da UFPR lembrou que a UFPR já desenvolve projetos de integração acadêmico-científica-cultural com universidades poloneses e disse que a parceria é especial por vários motivos. “Primeiro, por uma questão cultural. Temos uma grande integração com a Polônia neste campo, uma grande comunidade polonesa no Paraná e sofremos muita influência deles. Além disso, a Polônia tem simetrias em várias outras áreas com o Brasil. O intercâmbio científico que estamos discutindo certamente será benéfico para todos”, comentou Mulinari.

Internacionalização é destaque

Rogério Mulinari lembrou ainda que a integração com instituições de ensino superior de outros países é uma das ações de destaque da atual gestão da Reitoria, tanto no campo da graduação quanto no da pós-graduação, envolvendo alunos e professores. O vice-reitor destacou também a importância do Programa Ciência sem Fronteiras e afirmou que a UFPR é referência em várias áreas do conhecimento.

Entre as iniciativas previstas ou já em andamento com a Polônia estão,  por exemplo, acordos bilaterais com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Poznan e com as Universidades Jagiellonski, Slaki W Katowicach e Warszawski. Uma aluna desta última instituição, de Varsóvia, já ingressou na UFPR neste ano. Finalmente, pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, três alunos de Medicina da UFPR prosseguirão seus estudos na Polônia.

Participaram ainda da reunião com o vice-reitor da UFPR a diretora da Conferência de Reitores Acadêmicos de Escolas Polonesas, Agata Kuleska, e representantes das Universidades de Varsóvia e Silésia; Universidade Agrícola Hugo Kollataj (da Cracóvia); Universidades Politécnica e de Economia Poznan; Universidade de Medicina de Gdansk; Academia de Finanças e Negócios de Vistula (também da Cracóvia); e ainda da Fundação de Desenvolvimento do Sistema de Educação – Agência Nacional Programa Erasmus.

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...