logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR destaca escolha de Fachin para relatoria da Lava Jato

Luiz Fachin ocupará a relatoria da Lava Jato no lugar do falecido ministro Teori Zavascki. Imagem: Samira Chami Neves.

A escolha do ministro Luiz Edson Fachin para ser o novo relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu elogios da comunidade acadêmica da UFPR – instituição onde Fachin graduou-se em Direito (em 1980) e onde lecionou de 1991 até o ano passado.

Fachin foi escolhido para o cargo por sorteio, hoje em Brasília, em disputa com outros quatro integrantes da segunda turma do STF: Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Ele substituirá o ministro Teori Zavascki, morto em desastre aéreo em 19 de janeiro.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que ficou muito contente com a escolha de Fachin e afirmou que, agora, os professores  da UFPR acumulam as maiores responsabilidades da República, referindo-se ao fato de outro magistrado que ocupa posição-chave na Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro, também ter lecionado na Universidade, até dezembro de 2016.

“Conhecendo o professor Luiz Edson Fachin há tantos anos, só posso ter a convicção que ele vai se sair com muita temperança, equilíbrio, inteligência e com a aplicação correta do ordenamento jurídico neste caso. Não tenho dúvidas de que ele será muito bem sucedido e vai orgulhar todos os paranaenses e a UFPR, que é a casa dele”, comentou.

A diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera Karam, classificou de “muito positiva” a escolha de Fachin. “Ele reúne as melhores qualidades para ser um ministro que vai dar continuidade na condução desta ação que está correndo no STF. Pela sua retidão de caráter, postura criteriosa, conhecimento técnico e a equipe que tem no Gabinete, é o melhor nome para a relatoria”, avaliou. “Ele é um jurista formado pela nossa UFPR que traz mais uma importante contribuição para a República”.

Opinião semelhante tem o professor  Rodrigo Kanayama, do Departamento de Direito Público da UFPR. “Faço a melhor avaliação possível da escolha. Ele é um professor e ministro muito competente e correto, um dos melhores da história do STF. Eu o conheço há muitos anos e, além de confiar plenamente nele, alguém que está acima de qualquer suspeita, suas decisões como ministro me deixaram muito satisfeito. O professor Fachin coloca a UFPR, mais uma vez, em destaque”.

Formação na UFPR

Luiz Edson Fachin graduou-se em Direito em 1980 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lecionava Direito Civil. Concluiu seu mestrado em 1986 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também fez doutorado, concluído em 1991. Fez seu pós-doutorado no Canadá, foi pesquisador convidado do Instituto Max Planck, Alemanha, e professor visitante do King’s College, na Inglaterra.

Na UFPR, foi um dos professores que liderou a implantação do Doutorado em Direito. Foi, ainda, procurador do Estado do Paraná, membro da comissão do Ministério da Justiça sobre a Reforma do Poder Judiciário e atuou como colaborador no Senado na elaboração do novo Código Civil brasileiro.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...