UFPR cria Comitê de Governança de Bolsas e Auxílios

06 fevereiro, 2017
11:32
Por
0
UFPR

A Universidade Federal do Paraná decidiu  instituir um comitê para aperfeiçoar o controle sobre o pagamento de bolsas e auxílios no âmbito da instituição. A criação do Comitê de Governança de Bolsas e Auxílios foi determinada pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca em resposta a indícios de irregularidades em pagamentos, que estão sob investigação interna desde o fim do ano passado e foram encaminhados à Polícia Federal por iniciativa da própria universidade.

As suspeitas de desvios no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) surgiram em dezembro de 2016, ainda na gestão anterior da Reitoria, que imediatamente determinou a abertura de sindicância e processo administrativo-disciplinar para apurar responsabilidades. Os dois procedimentos são conduzidos por uma comissão formada por dois professores e uma servidora técnico-administrativa e, por força de lei, correm em sigilo. O prazo para conclusão do trabalho é de 60 dias, prorrogáveis por mais 60. A previsão de término dos trabalhos é meados de abril de 2017.

Ao mesmo tempo em que determinou a abertura da investigação interna, de caráter administrativo, a UFPR comunicou os fatos e encaminhou a denúncia à Polícia Federal, para investigação criminal.

Com o resultado da investigação, a UFPR solicitará a restituição dos valores ao erário.

Este ano, além de instituir o Comitê de Governança de Bolsas e Auxílios, o reitor Ricardo Marcelo criou, por meio de portaria, uma comissão para trabalhar no Plano de Transparência e de Dados Abertos da Universidade, instrumento criado para garantir que a sociedade tenha acesso a todas as informações de caráter público.

De acordo com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a UFPR fará todos os esforços necessários para garantir a transparência e a ética no uso dos recursos públicos, e dará toda a colaboração necessária às investigações, tanto no âmbito do Tribunal de Contas da União quanto da Polícia Federal.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]