ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR coordena Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio

Reitor Zaki Akel Sobrinho na abertura do Encontro Nacional. Foto: Marcos Solivan

Mais um grande evento nacional está sendo coordenado pelo Setor de Educação da UFPR. Representantes das secretarias estaduais de educação e de 40 universidades estão reunidos em Curitiba no Seminário de Formação Continuada de Professores, que tem como assunto principal o Pacto Nacional pelo Ensino Médio. O mesmo setor já coordenou os encontros que resultaram em 1.500 sugestões para o novo Plano Nacional de Educação.

Agora, o que os dirigentes querem é definir as estratégias para a formação continuada de mais de 400 mil professores do Ensino Médio em todo país. O encontro que começou nesta quinta-feira (31) prossegue até o fim da tarde do dia 1º de novembro.

Professora Mônica Ribeiro da Silva, coordenadora do Seminário. Foto: Marcos Solivan

A intenção é que a formação continuada seja desenvolvida até dezembro de 2014 e, até lá, ocorrem mais três seminários nacionais e encontros regionais. São as universidades que estão habilitadas de capacitar os responsáveis por esta formação, que vai levar novos conhecimentos aos professores. De acordo com a coordenadora do encontro, professora Mônica Ribeiro da Silva, do Setor de Educação da UFPR e organizadora do encontro, são 240 inscritos que representam todas das regiões do país.

Para Jaqueline Moll, diretora de Currículos e Educação Integral e representante do Ministério da Educação, o desafio é fazer com que todos os jovens consigam entrar no Ensino Médio e depois fazer com que concluam a formação. Hoje, de acordo com Jaqueline, 50% dos jovens ente 15 e 17 anos não estão nesse nível. “A grande questão é fazer com que o Ensino Médio tenha sentido na vida dos jovens. A formação dele tem que ter elementos para a vida, cultura, esportes e não apenas para o trabalho.”

O reitor Zaki Akel Sobrinho participou da solenidade de abertura do Seminário e destacou a responsabilidade das universidades que formam os educadores. Entende também que a formação continuada de professores vai ter reflexo direto no acesso às instituições de ensino superior, que vão passar a receber estudantes mais bem preparados.

Banda da Escola Maria Gaia Grendel, do bairro Caximba. Foto: Marcos Solivan

A primeira palestra sobre o Pacto Nacional pelo Ensino Médio e a Formação de Professores, teve a participação de Jaqueline Moll, representantes do MEC, Yvelise de Souza Arco-verde, diretora de Apoio à Gestão Escolar do MEC e Vanessa Schim, subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Educação do Espírito Santo. À tarde os participantes analisam o Ensino Médio e a Formação Humana Integral nas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio.

Os assuntos de sexta-feira (01/11) são Eixos Temáticos para a Formação de Professores e os Desafios do Ensino Médio nas Redes Estaduais de Ensino e a Formação Continuada de Professores. O seminário ocorre no Hotel Bourbon, Rua Cândido Lopes, 102, Centro.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...