UFPR coordena Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio

31 outubro, 2013
11:11
Por Gustavo Santos
0
Ensino e Educação

Reitor Zaki Akel Sobrinho na abertura do Encontro Nacional. Foto: Marcos Solivan

Mais um grande evento nacional está sendo coordenado pelo Setor de Educação da UFPR. Representantes das secretarias estaduais de educação e de 40 universidades estão reunidos em Curitiba no Seminário de Formação Continuada de Professores, que tem como assunto principal o Pacto Nacional pelo Ensino Médio. O mesmo setor já coordenou os encontros que resultaram em 1.500 sugestões para o novo Plano Nacional de Educação.

Agora, o que os dirigentes querem é definir as estratégias para a formação continuada de mais de 400 mil professores do Ensino Médio em todo país. O encontro que começou nesta quinta-feira (31) prossegue até o fim da tarde do dia 1º de novembro.

Professora Mônica Ribeiro da Silva, coordenadora do Seminário. Foto: Marcos Solivan

A intenção é que a formação continuada seja desenvolvida até dezembro de 2014 e, até lá, ocorrem mais três seminários nacionais e encontros regionais. São as universidades que estão habilitadas de capacitar os responsáveis por esta formação, que vai levar novos conhecimentos aos professores. De acordo com a coordenadora do encontro, professora Mônica Ribeiro da Silva, do Setor de Educação da UFPR e organizadora do encontro, são 240 inscritos que representam todas das regiões do país.

Para Jaqueline Moll, diretora de Currículos e Educação Integral e representante do Ministério da Educação, o desafio é fazer com que todos os jovens consigam entrar no Ensino Médio e depois fazer com que concluam a formação. Hoje, de acordo com Jaqueline, 50% dos jovens ente 15 e 17 anos não estão nesse nível. “A grande questão é fazer com que o Ensino Médio tenha sentido na vida dos jovens. A formação dele tem que ter elementos para a vida, cultura, esportes e não apenas para o trabalho.”

O reitor Zaki Akel Sobrinho participou da solenidade de abertura do Seminário e destacou a responsabilidade das universidades que formam os educadores. Entende também que a formação continuada de professores vai ter reflexo direto no acesso às instituições de ensino superior, que vão passar a receber estudantes mais bem preparados.

Banda da Escola Maria Gaia Grendel, do bairro Caximba. Foto: Marcos Solivan

A primeira palestra sobre o Pacto Nacional pelo Ensino Médio e a Formação de Professores, teve a participação de Jaqueline Moll, representantes do MEC, Yvelise de Souza Arco-verde, diretora de Apoio à Gestão Escolar do MEC e Vanessa Schim, subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Educação do Espírito Santo. À tarde os participantes analisam o Ensino Médio e a Formação Humana Integral nas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio.

Os assuntos de sexta-feira (01/11) são Eixos Temáticos para a Formação de Professores e os Desafios do Ensino Médio nas Redes Estaduais de Ensino e a Formação Continuada de Professores. O seminário ocorre no Hotel Bourbon, Rua Cândido Lopes, 102, Centro.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]