logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR coordena evento internacional sobre mudanças ambientais e doenças alérgicas

Entre os temas abordados pelo workshop, estarão as discussões sobre diagnóstico e tratamentos das doenças alérgicas. FOTO: ThinkStock
Entre os temas abordados pelo workshop, estarão as discussões sobre diagnóstico e tratamentos das doenças alérgicas provocadas por pólens. FOTO: ThinkStock

O I Workshop sobre Poluição, Mudanças Ambientais e Pólen: impacto nas doenças alérgicas será realizado em Curitiba, no mês de abril, e está sob coordenação do professor do curso de Medicina e médico alergista no Hospital de Clínicas da UFPR, Nelson Augusto Rosário Filho. A iniciativa é da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), como parte para Semana Mundial de Alergia, promovida pela World Allergy Organization (WAO).

É a primeira vez que o evento é organizado no país e contará com especialistas de diversos estados brasileiros, além de profissionais da Suécia e da Itália. A conferência de abertura do workshop, dia 08 de abril, discutirá o tema Mudanças Climáticas e o Impacto no Brasil, proferida pelo professor Francisco Mendonça – do Departamento de Geografia e do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Outros docentes da Universidade integram a programação do evento, que se estende até dia 09 abril. Professor Nelson Augusto, além de coordenar a iniciativa, também ministra a discussão sobre Polinose em Curitiba; como parte da conferência sobre Doenças Alérgicas a Pólens, os docentes Karin Braun (Departamento de Patologia) e Carlos Riedi (Departamento de Pediatria) falam sobre alguns enfoques dentro de suas áreas; Carlos Riedi ainda trará como assunto o tratamento farmacológico da asma; e o professor do mestrado em Saúde Coletiva, Herberto José Chong Neto, tratará sobre novos fármacos para rinite alérgica.

As inscrições para o workshop já estão abertas e devem ser feitas pelo email alergia@unicacuritiba.com.br. Estudantes, residentes e pós-graduandos participam gratuitamente (com limite de 100 vagas). Programação completa e outras informações estão disponíveis em www.asbai.org.br/imageBank/workshop_asbai_-_2016_(2).pdf.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...