ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR concede título de Doutor Honoris Causa ao professor português António Hespanha

 

Professor Hespanha recebe título de Doutor Honoris Causa
Professor Hespanha recebe título de Doutor Honoris Causa

Um dos principais nomes do Direito internacional, o professor português António Manuel Hespanha recebeu na noite de quarta-feira, dia 19, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná. A sessão solene do Conselho Universitário foi realizada no salão nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.
O homenageado e as motivações do título foram apresentados ao público presente pelo professor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas. Segundo ele, Hespanha é um intelectual reconhecido tanto por historiadores quanto por juristas. “Com sua enorme bagagem científica, ele soube fazer a transição de suas sofisticadas reflexões para uma linguagem didática e, com isso, cumprir um fundamental ponto de comunicação entre suas pesquisas e os estudantes, podendo atingir além do público português e brasileiro, outros públicos por meio de traduções”, afirmou.
Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, que presidiu a sessão do Conselho Universitário, a homenagem demonstra que a UFPR está inserida no meio acadêmico internacional por contemplar um nome de grande projeção. “O Setor de Jurídicas é um dos mais internacionalizados da universidade, sendo atualmente a Pós-Graduação em Direito a única com conceito seis na Capes. Dessa forma, atrai colaboradores de alto nível. Ter o professor Hespanha como um dos nossos doutores também traz relevância para nossa instituição”, afirmou. Outro fator destacado pelo reitor foi a procedência do homenageado. “O professor Hespanha é da Universidade Nova de Lisboa, com a qual estamos iniciando uma série de projetos em conjunto, em quatro áreas ─ Direito, Nanotecnologia, Ciências Humanas e Gestão. Em setembro, teremos uma missão viajando para lá, e em novembro, receberemos uma missão portuguesa aqui para dar prosseguimento a essas parcerias”, explicou o reitor.
Hespanha é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, e atualmente é professor convidado do Setor de Jurídicas, tendo participado de diversos eventos nos setores de Ciências Humanas (História) e de Jurídicas, entre 2007 e 2011. Publicou 23 livros e é reconhecido internacionalmente pelas traduções de textos de referência das línguas francesa e alemã para a portuguesa.

Hespanha: lições no ensino do Direito
Hespanha: lições no ensino do Direito

Em um discurso inspirado, Hespanha falou sobre a História da República e do Direito, ressaltando a importância do respeito à vontade e às necessidades do povo. “O ensino do Direito e do seu saber têm que estimular tanto o compromisso dos juristas com os valores e interesses da república, quanto ao diálogo entre juristas e leigos a respeito do modo de dar uma forma jurídica aos valores consensuais da comunidade, que seja ajustada à vida e acessível a todos”, declarou.
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do Coro da UFPR, regido pelo maestro Alvaro Nadolny.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...