logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR comemora 109 anos em cerimônia na próxima quinta-feira

A Universidade Federal do Paraná comemora aniversário de 109 anos em Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário no dia 16 de dezembro, às 19h. A cerimônia especial será transmitida pelo canal da UFPR TV no Youtube.

O evento será realizado e transmitido do Teatro da Reitoria, em Curitiba. No entanto, apenas um grupo pequeno de pessoas irá participar presencialmente, entre elas o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz e alguns convidados. A medida visa seguir as normas de biossegurança contra a transmissão da Covid-19.

UFPR, a mais antiga do Brasil

A UFPR é a universidade mais antiga do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912 como Universidade do Paraná. Em 1950 a instituição foi federalizada.

Hoje a UFPR conta com campi em seis cidades do estado: Curitiba, Pontal do Paraná, Matinhos, Jandaia do Sul, Toledo e Palotina. A universidade também conta com o Complexo Hospital de Clínicas (CHC), a Maternidade Victor Ferreira do Amaral e com o Centro da Visão. O CHC foi referência no Paraná durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19, ofertando cerca de 200 vagas de enfermagem e UTI nos períodos mais críticos da doença.

A universidade tem hoje mais de 502 mil metros quadrados de área construída nos campi espalhados pelo estado, onde estudam mais de 43 mil alunos de graduação e de pós-graduação. Atualmente são ofertados 122 cursos de graduação, 106 de especialização e 91 de pós-graduação. No total, 5.919 servidores atuam na UFPR, entre docentes e técnicos. Os dados referem-se ao ano de 2021 e podem ser acessados neste link.

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...