UFPR atua em comissão que definirá novo modelo de monitoramento e fiscalizaçao do trânsito em Curitiba

06 maio, 2014
17:43
Por
0
Extensão e Cultura

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) assumiu papel decisivo na definição da escolha do novo modelo de estacionamento regulamentado, fiscalização e monitoramento do trânsito que será adotado em Curitiba. A instituição foi convidada a integrar a Comissão de Análises de Projetos, órgão ligado à Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Curitiba, que decidirá as soluções tecnológicas e de gestão a serem adotadas com o objetivo de modernizar o sistema.
Nesta terça-feira (dia 6), um grupo de três professores do Departamento de Transportes da UFPR participou da reunião da Comissão na qual foram apresentadas as propostas de duas empresas interessadas em operar em Curitiba, a partir de portaria lançada pela prefeitura em outubro do ano passado.
Uma delas, a C-Park (representada por uma empresa parceira, a RP Informática), apresentou solução tecnológica para a área de estacionamento regulamento. A outra, a Neomind, para a gestão do processo. Agora, as duas empresas assinarão uma Norma de Execução com a Prefeitura de Curitiba e, depois disso, terão 120 dias para coletar os dados de que precisam para implantar o projeto-piloto que servirá de base para a definição das ferramentas tecnológicas e de gestão a serem adotadas no sistema.
Participação fundamental
De acordo com a professora do Departamento de Transportes da UFPR Márcia de Andrade Pereira, o convite para que a UFPR participasse da Comissão surgiu como resultado do convênio firmado entre a instituição e a Secretaria de Trânsito relacionado ao Projeto Viva – iniciativa da Pró-Reitoria de Administração cujo objetivo é discutir e incentivar a cidadania em torno de questões como qualidade de vida, segurança, meio ambiente e mobilidade. “Esta parceria é importante para mostrar a integração da UFPR com a cidadania e com a prefeitura no processo de tomada de decisões ligadas a este tema”, explica Márcia, que participou da reunião junto com os professores José Maderna e Wilson Bettega.
O presidente da Comissão de Análises de Projetos, Marcio Geferson de Souza, também destacou o papel da UFPR. “A participação da Universidade na Comissão é fundamental. Nós queremos que a UFPR respalde o processo de licitação para a escolha das empresas que vão implantar o novo processo de regulamentação, fiscalização e monitoramento do trânsito em Curitiba, adotando o que há de mais avançado no mercado e minimizando o uso do papel”, diz.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]