logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR assina termo de cooperação com universidades da Argentina

Universidade Federal do Paraná amplia cooperação com Universidad Nacional de Villa Maria e Universidad Nacional de Río Cuarto. Foto: Marcos Solivan
Universidade Federal do Paraná amplia cooperação com Universidad Nacional de Villa Maria e Universidad Nacional de Río Cuarto. Foto: Marcos Solivan

A Universidade Federal do Paraná assinou nesta quarta-feira (8) um termo de cooperação com duas universidades argentinas: Universidad Nacional de Villa Maria e Universidad Nacional de Río Cuarto, ambas situadas na província de Córdoba.

O convênio vai possibilitar a mobilidade acadêmica entre as instituições. Docentes, servidores e estudantes terão oportunidades de visitar as universidades parceiras para cursos e outras atividades. A UFPR já realiza um projeto da área de Gestão de Informação em parceria com as duas universidades desde 2008, e agora mais dois projetos da mesma área serão realizados.

O termo foi assinado nesta manhã pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, em reunião com representantes das duas universidades argentinas e também da Universidad Nacional de Rosario, que tem interesse em firmar colaborações com as instituições. “Tenho certeza de que essa é uma boa oportunidade para a Universidade fazer parcerias em áreas distintas”, afirmou o vice-reitor.

“A importância deste convênio é que ele consolida o trabalho que vem sendo realizado desde 2008, com o projeto sobre criatividade e inovação tecnológica”, disse Maria do Carmo Duarte Freitas, professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi), que vai ministrar um curso nas duas universidades argentinas em agosto deste ano. No ano que vem, uma equipe de cinco professores do Decigi irá para a Argentina para oferecer cursos e seminários nas universidades parceiras.

A comissão argentina esteve nesta terça-feira (7) no Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, e nesta quarta-feira visitará o Setor de Ciências Sociais Aplicadas, para apresentar suas linhas de pesquisa aos docentes de Setor.

Também estiveram presentes na reunião Edilson Silveira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Graciela Muniz, coordenadora de Pesquisa; Eva Dalmolin, representando a Assessoria de Relações Internacionais; Edmeire Cristina Pereira, chefe do Departamento de Ciência e Gestão da Informação; Rodrigo Botelho-Francisco e  Joana Gusmão Lemos, professores do Decigi.

Veja o álbum de fotos da reunião neste link.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...